A taxa é de um euro e será aplicada, no estacionamento anexo à praia. A medida vai ser empregue numa fase mais tardia desta época balnear, explica Benjamim Rodrigues, presidente da câmara. “É um parquímetro para ter acesso ao parque. Vamos solicitar uma taxa aos condutores dos automóveis que queiram estacionar no parque anexo à praia. Vai ser um euro por cada viatura, em toda a zona envolvente das praias. Para já só vai ser aplicada na Praia da Ribeira, que é a mais congestionada e que tem mais visitantes. Desta forma, penso que vamos conseguir regularizar o trânsito e ao mesmo tempo criar uma consciência de sustentabilidade ambiental. Vamos aplicar esta taxa numa fase tardia do Verão, em finais de Julho, início de Agosto”.
A medida é urgente uma vez que o município se tem deparado com muitos problemas a nível do estacionamento, sendo que acolhem cerca de 400 mil visitantes por época balnear. “Esta é uma forma de disciplinar também o trânsito e nós iremos agora negociar terrenos, para a construção de outros estacionamentos, ligeiramente mais distantes. Esta é uma forma de nós termos mais ordenamento, isto porque, as pessoas como deixam os automóveis é muito difícil. Até mesmo por questões de proteção civil e de segurança. O estacionamento é muito desordeiro, as pessoas estacionam em qualquer lugar, na estrada, nos terrenos que não são propriedade da câmara. Isto é muito desagradável para os proprietários. Relativamente a questões de segurança, é uma situação complicada, por exemplo, se houver um incêndio e sujeitar a uma evacuação, vai ser um processo complicado”.
O valor arrecadado vai ser usado para a manutenção do espaço. E o presidente deixou claro que arrancará com o processo de alargamento do mesmo já este ano.
Para além desta novidade, este ano, a autarquia também vai colocar um pórtico com a contagem de viaturas existentes no parque.
Recorde-se que a Praia da Ribeira recebeu bandeia azul pela décima quinta vez, atribuída pela Quercus.
Sem comentários:
Enviar um comentário