Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

IPB evoca 50 anos do 25 de Abril com edições do Mensageiro

 Integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em colaboração com o Mensageiro, inaugurou, na passada quinta-feira, a exposição ‘50 anos/50 edições - A Educação e o Ensino na imprensa regional após o 25 de Abril”.


“Estamos a ter um conjunto de iniciativas de comemorações dos 50 anos do 25 de abril. Foram palestras, eventos, e esta foi uma das iniciativas propostas e que se levou a cabo, promovida pelo nosso Centro Europe Direct. É uma iniciativa que assinala os 50 anos do 25 de Abril mas, sobretudo, nesta perspetiva de homenagear a comunicação social e o papel de extrema relevância que a comunicação social regional tem na sustentação das bases da democracia”, explicou o presidente do IPB, Orlando Rodrigues.

O foco temático da exposição é a educação ao longo dos 50 anos nas notícias regionais “e, claramente, também, com maior ênfase, nas notícias que surgiram sobre a história do Politécnico”. “É entusiasmante ver que os principais marcos da história do IPB, como a criação das escolas, os grandes saltos que o IPB deu, estão todos documentados com rigor, com isenção, no Mensageiro. Isso é, claramente, uma demonstração enorme da importância da nossa imprensa regional”, frisou o presidente do IPB.

A exposição está, atualmente, patente na biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão ( ESTIG), mas o objetivo é que percorra todas as escolas do IPB ao longo dos próximos meses.

“Como tem um formato digital é mais flexível e será colocada em diversos ecrãs e irá rodar pelas diversas escolas”, explicou Orlando Rodrigues.

Sílvia Nobre que, juntamente com a pró-presidente Anabela Martins são as principais responsáveis pelo projeto, sublinhou que “isto é convocar a memória”.

“Ao termos acesso a um jornal regional que existe desde essa altura, é um privilégio para podermos ter o fio condutor do que se transformou a região nos últimos 50 anos. A educação e o ensino, quando se trata de ensino superior, trouxe várias transformações regionais, não só na formação dos alunos mas, também, nos protocolos que foram estabelecidos com diferentes instituições no terreno e toda essa transformação acaba por ser capitalizada e ir muito além do ensino só”, disse.

AGR

Sem comentários:

Enviar um comentário