Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 6 de dezembro de 2025

👹 𝗕𝗿𝗮𝗴𝗮𝗻𝗰̧𝗮 𝗮𝗰𝗼𝗹𝗵𝗲 𝗮 𝗶𝗻𝗮𝘂𝗴𝘂𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗮 𝗲𝘅𝗽𝗼𝘀𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 “𝗠𝗮́𝘀𝗰𝗮𝗿𝗮𝘀: 𝗦𝗶́𝗺𝗯𝗼𝗹𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗜𝗱𝗲𝗻𝘁𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲"

 A Câmara Municipal de Bragança inaugurou, ontem, 5 de dezembro, no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, a exposição “Máscaras: Símbolos de Identidade”, uma mostra internacional dedicada ao significado cultural e simbólico das máscaras rituais em diversas comunidades do mundo.
Reunindo mais de 80 peças provenientes de vários continentes, a exposição apresentou as máscaras como elementos materiais do património imaterial, revelando a sua ligação a rituais ancestrais, às forças da natureza e às crenças no invisível. Entre os destaques estiveram as Máscaras de Inverno Ibéricas, bem como expressões rituais do México, dos Makah (Washington, EUA) e dos “Danzantes Enmascarados” do Peru.

O projeto procurou identificar pontos comuns entre tradições que remontam às mais antigas culturas tribais, valorizando manifestações transformadas ao longo da história e pelos contextos locais. A mostra propôs uma experiência simbólica e emocional, explorando máscaras antropomorfas, zoomorfas, híbridas, representações do caos e figuras femininas, homenageando também o trabalho de artesãos e artesãs.

Sem comentários:

Enviar um comentário