Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

CÂMARA DE BRAGANÇA ADMITE NOVO CONCURSO PARA CONCLUIR MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

 A presidente da Câmara Municipal de Bragança, Isabel Ferreira, admitiu hoje a possibilidade de ser lançado um novo concurso público para garantir a continuidade da obra do Museu da Língua Portuguesa, cuja execução está atrasada e não atinge sequer 30%, apesar de já dever estar concluída.


A autarca reconheceu o incumprimento do contrato por parte da empresa responsável pela empreitada. “É um facto que houve incumprimento do contrato atual, porque a empresa não executou, nem física nem financeiramente, o contratado, de acordo com o previsto. A obra devia estar concluída e está a menos de 30%”, afirmou.

O atual executivo municipal, em funções desde outubro, está a realizar um levantamento técnico e financeiro da obra, abrangendo tanto a componente infraestrutural como os conteúdos museológicos previstos. Embora o estudo ainda esteja em curso, Isabel Ferreira indicou que tudo aponta para a necessidade de abrir um novo procedimento concursal. “Se se concluir, como tudo indica, que a atual empresa não tem capacidade para assegurar a continuidade da obra, teremos de abrir novo concurso, nos termos da contratação pública”, explicou.

A presidente sublinhou que a conclusão do museu é obrigatória, uma vez que o projeto já beneficia de financiamento do programa Norte 2030, razão pela qual a obra será inscrita no orçamento municipal para este ano, ainda por apresentar.

O Museu da Língua Portuguesa, projeto estruturante do município de Bragança, iniciou a construção em 2021, durante o mandato do então presidente da câmara Hernâni Dias, com conclusão inicialmente prevista para 2023. A empreitada foi marcada por sucessivos constrangimentos, tendo ido três vezes a concurso público. O terceiro procedimento, lançado em 2022, ficou bloqueado por um processo judicial interposto pela empresa classificada em segundo lugar, só resolvido no início de 2023.

Apesar das previsões então revistas para o final de 2024, a obra mantém uma taxa de execução inferior a 30% em 2026. Os atrasos sucessivos fizeram também disparar os custos do projeto, que passaram de nove milhões para mais de 16 milhões de euros.

A Redação com Lusa
Foto: DR

Sem comentários:

Enviar um comentário