(Colaborador do Memórias...e outras coisas...)
Constipado! Pois então, é o ritual das constipações que todos os anos chegam e até estranhamos a sua ausência… até podiamos estar mortos sem saber! Assim, estar constipado é outra coisa! Primeiro vem o nariz entupido, depois a saga dos lenços de assoar… e depois tudo termina numa magnífica tosse, durante quinze dias.
A tosse... e lá vem o chá de cebola e da cebola cortada aos pedacinhos para colocar na mesinha de cabeceira. Claro que todo o quarto fica a cheirar a cebola. Como a tosse não passa… lá vem o xarope da Farmácia… de oito, em oito horas. Finalmente a tosse passa…passa quando tem que passar! Mas ficamos aliviados… na esperança da próxima constipação.
Mas antes da tosse… na fase dos espirros, ainda vem outro chá, uma pérola da alquimia: um saquinho de chá do comércio, de frutos silvestres, uma colher de mel de Milhão e um ramo de salsa da minha horta!
E aqui valia a pena… num tom isotérico, com um ar de quem sabe da coisa, dizer que a salsa tem poderes…e até é rica em “fósforo, cálcio, ferro e enxofre e também se destaca pelo seu elevado conteúdo de vitamina C”
E pronto!
Eu fiquei contente… e o chá fez-me tão bem!
... benditos sejam os placebos!
Fernando Calado nasceu em 1951, em Milhão, Bragança. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e foi professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Curriculares do doutoramento na Universidade de Valladolid. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança.
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.


Sem comentários:
Enviar um comentário