Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
Rios Tuela e Rabaçal
O sector mais ocidental da Terra Fria Transmontana enquadra-se na bacia do Tuela-Rabaçal, rios que se unem pouco antes de Mirandela para formar o Tua, segundo afluente da margem direita do Douro. Como já referido, o declive dos leitos é aqui mais acentuado do que nos rios da bacia do Sabor.
|
Rio Rabaçal |
O Rabaçal, vindo dos 1500m de altitude em Espanha, entra em Portugal já cerca dos 650m, nos Pinheiros, prosseguindo encaixado para Sul até abandonar o Concelho de Vinhais, de que é o limite poente, em Rebordelo, perto dos 300m de altitude. Alimentado por uma bacia alongada que ocupa a metade Oeste deste último Concelho, tem na Serra da Coroa a sua cumeada mais elevada (1273). Recebe, no seu percurso nesta zona, o Mente na margem direita e a Ribeira da Assureira na margem esquerda. O primeiro constitui fronteira natural com Espanha, onde nasce perto dos 1300m de altitude. Em Portugal, o Mente corre abaixo dos 600m até encontrar o Rabaçal, a montante de Rebordelo, sendo o menos declivoso dos rios principais da bacia do Tuela-Rabaçal. O seu encaixe é pronunciado já que, na estreita e longa bacia em que evolui, as altitudes das cumeadas superam persistentemente os 800m, com um máximo de 920m, em plena Lomba. O Rio Cávados espanhol, nascendo acima dos 1400m, conflui com o Rabaçal pouco após a fronteira, quando já seu nome é Assureira. Desce cerca de 200m no seu curto percurso português, correndo encaixado de NE para SW entre cumeadas altas de mais de 1000m e limitando, pelo lado oriental, a Freguesia de Pinheiro Novo.
|
Rio Tuela |
O Tuela nasce em Espanha a mais de 1600m de altitude e corta a fronteira vindo de Leste, já pelos 750m, em Moimenta da Raia. Inflecte para Sul até Vinhais e prossegue para jusante no sentido NE-SW até Vale das Fontes, onde sai da Terra Fria Transmontana pouco acima dos 300m de altitude. Globalmente com declive do leito superior ao do Rabaçal, o Rio Tuela é alimentado por uma bacia alongada cujo tergo inclui os cumes das três grandes Serras da região. Tem como afluente da margem direita a muito declivosa Ribeira das Trutas, nascida na fachada meridional da Serra da Coroa, a mais de 1200m de altitude, e que se encontra com o colector a Sul de Vinhais (Freguesia), aos 400m, representando um desnível de 800m em cerca de 15km de percurso. Na margem esquerda é o Baceiro o principal afluente do Tuela, com ele se encontrando em Soeira, a cerca de 550m de altitude. Nascido em Espanha, quase a 1500m (muito próximo do cume de Montesinho), o Baceiro inicia o seu trajecto português pouco abaixo dos 900m, correndo para Sul até à Freguesia de Gondesende, após o que se dirige a Oeste. Já neste último troço recebe, pela margem direita, o contributo da Ribeira da Ferradosa, curso de água de montanha, todo ele correndo acima dos 700m de altitude, alimentado por uma pequena bacia alongada, inteiramente portuguesa, com a cumeada mais alta a 1147m (sobre a fronteira).
in:rotaterrafria.com
Sem comentários:
Enviar um comentário