Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Regionalização defendida por Ribeiro e Castro

Faltam políticas para combater os desafios da interioridade. A crítica, apontada por José Ribeiro e Castro, foi um dos temas em discussão numa conferência sobre a Reorganização do Estado.
O deputado do CDS/PP esteve em Bragança na passada sexta-feira onde defendeu uma reforma da administração para contrariar o enfraquecimento político constante do interior, através de um processo de regionalização. “Creio que dos grandes fracassos foi o que se passou com a regionalização, é um problema adiado há 40 anos. O que se assistiu ao longo dos últimos anos foi a um enfraquecimento político e administrativo contínuo do interior”, entende Ribeiro e Castro. 
Para o histórico do CDS, “a indefinição do patamar intermédio da administração pública constitui-se como um dos problemas mais sérios do país. E é preciso resolvê-lo ou continuaremos a assistir a uma litoralização crescente no país, qualquer dia caímos todos para o mar”. 

Ribeiro e Castro argumentou ainda que as comunidades intermunicipais não foram a melhor solução para responder ao desafio da falta de força das regiões e que o facto de os 12 concelhos do distrito estarem em duas CIM’s distintas é negativo, porque enfraquece a região. Ideias defendidas por José Ribeiro e Castro num debate sobre reorganização do Estado, sexta-feira, inserido no ciclo de conferências “Biblioteca Adriano Moreira, Conversas sobre Valores e Futuro”. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário