Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Mogadouro recebe 1,7 milhões de euros para investir em obras prioritárias

O município de Mogadouro vai contar com 1,7 milhão de euros do Programa Operacional Regional do Norte (ON.2), para poder investir em obras tidas como "prioritárias" para o concelho.

De acordo com Francisco Guimarães (PS), um dos projectos financiados é a ligação entre a zona industrial do concelho e o IC5. O financiamento é de cerca de 750 mil euros, para uma obra que está avaliada em 952 mil euros.

A ligação ao IC5 será um troço com cerca de um quilómetro que irá permitir retirar o trânsito de pesados do centro da vila e, também, facilitar o transporte de matéria-primas entre a fronteira com Espanha e o Litoral Norte, através da Autoestrada Transmontana.

A instalação de um Centro de Interpretação do Mundo Rural (CIMR), orçado em 1,1 milhões de euros e que conta com um financiamento atribuído de 950 mil euros, beneficia igualmente de fundos do ON.2. É uma obra que promete dar "uma outra vida" ao Parque Urbano da Ribeira do Juncal que se encontra em construção, segundo a autarquia.

O CIMR é um equipamento "dinâmico", que permite aos visitantes conhecer o mundo rural da região transmontana e que pretende ser um lugar de aprendizagem para quem por lá passe, já que conta com a colaboração científica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Instituto Politécnico de Bragança.

"Conseguimos lançar estas duas obras de raiz e adjudicá-las e temos os novos equipamentos financiados por fundos do antigo QREN. No fundo vão-se investir cerca de 1,7 milhões em obras prioritárias para o concelho e para a região ", disse Francisco Guimarães, um autarca independente eleito nas listas do PS.

O presidente da câmara, considera que o facto de não se ter perdido estes fundos "foi uma lufada de ar fresco para os cofres do município", apesar de não haver problemas de tesouraria, e os pagamentos aos fornecedores demorarem "em média, dois dias".

"Assim, o dinheiro é investido no concelho de Mogadouro e não será devolvido a Bruxelas", frisou

Para terminar, o autarca de Mogadouro, garante que será um investimento global que ronda os dois milhões que serão comparticipados em 85% por fundos comunitários.

Porto Canal

Sem comentários:

Enviar um comentário