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SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

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COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Bragança deverá ter avião no próximo mês de Julho

Bragança deverá voltar a ter avião já no próximo mês de Julho. Hoje termina o prazo de entrega das propostas para a concessão da ligação aérea entre Bragança, Vila Real, Viseu, Tires e Portimão e há, pelo menos quatro empresas interessadas.
A novidade foi avançada à Rádio Brigantia pelo presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias, que explica que depois de terminado o concurso a ligação aérea fica pendente de um visto do Tribunal de Contas. “Houve quatro empresas que levantaram o caderno de encargos, o que não significa que todas elas apresentem propostas. Prevê-se que a ligação aérea possa estar em funcionamento no dia 1 de Julho. 
Como este concurso precisa do visto do Tribunal de Contas, se houver algum atraso nesse visto, no máximo no dia 1 de Agosto, a ligação aérea deverá estar reposta”, avança o autarca. 
Prevê-se a realização de 2 viagens em cada sentido, no Verão, e uma no Inverno. Para receber o avião, o Município teve de fazer alguns investimentos no aeródromo, respondendo assim às exigências da Autoridade Nacional de Avião Civil. Para garantir esta ligação aérea, o Município terá de gastar mais cerca de 80 mil euros por ano com recursos humanos, do que na ligação aérea anterior. O Município investiu já mais de 10 mil euros na formação dos funcionários que vão garantir as descolagens e aterragens. Para esta nova ligação aérea foram criados 5 postos de trabalho, estando nesta altura cerca de 10 pessoas a trabalhar no aeródromo de Bragança. 
Hernâni Dias acredita que, a curto prazo, o aeródromo pode vir a transformar-se num aeroporto regional. “Acredito que a nossa estrutura aeroportuária tem condições para poder vir a evoluir para aeroporto regional e ser uma alternativa ao Aeroporto Sá Carneiro. Bragança tem uma posição muito privilegiada a esse nível, quer pela sua localização geográfica, quer pelo facto de ter uma infra-estrutura bem apetrechada, o que garante que essa evolução possa ser feita no curto prazo”, frisa o autarca. 
A ligação aérea entre Bragança, Vila Real, Viseu, Tires e Portimão é vista com bons olhos pelo autarca mas Hernâni Dias admite que esta poderá não ser a solução mais vantajosa para a região. “Mantenho a opinião de que a ligação aérea é positiva mas não é a ligação que eu gostaria que fosse implementada. Esta não era a solução que eu defendia e estou expectante para ver como é que as pessoas vão aderir e como funcionará no futuro”, sublinha. 
Bragança está sem ligação aérea a Lisboa desde Novembro de 2012. Em Dezembro de 2014, o Conselho de Ministros aprovou uma despesa máxima de 7,8 milhões de euros para a concessão da nova rota. Já em Janeiro, o Estado revelou numa rectificação que apenas poderá pagar, em 2015, no máximo, 650 mil euros à transportadora aérea que ganhar a concessão. O valor restante será pago em três prestações, cerca de 2,6 milhões de euros no próximo ano, o mesmo em 2017 e em 2018, o montante máximo consignado no diploma é de 1,95 milhões de euros. 
Os interessados na concessão têm até ao dia de hoje para apresentarem as suas propostas. 

Escrito por Brigantia

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