Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 26 de maio de 2015

A Festa dos Reis de Rebordaínhos

Esta festa celebrava-se, até há poucos anos, no próprio dia de Reis; hoje em dia, é no primeiro fim-de-semana de janeiro. 
O ritual do cantar dos reis, ao contrário de todas as restantes aldeias, é executado durante o dia. 
De manhã cedo, o grupo de cantores e o "careto" reúnem-se em casa do mordomo para tomar o mata-bicho em conjunto. De seguida dirigem-se para a Igreja onde entoam a primeira quadra. Depois, com o careto à frente, percorrem as ruas e as casas da aldeia e das anexas da freguesia, cantado o reis e recolhendo as dádivas dos moradores.

Sem comentários:

Enviar um comentário