Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Distrito de Bragança pode ter cobertura total de cuidados paliativos domiciliários

A Unidade Local de Saúde do Nordeste pretende que Bragança seja o primeiro distrito do país a estar coberto na totalidade com uma rede de cuidados paliativos domiciliários.
Duarte Soares, médico da equipa intrahospitalar de cuidados paliativos da ULSN, revela que no prazo de 3 a 4 anos todos os concelhos do distrito deverão ter este tipo de apoio. “É um projecto ambicioso e queremos ser de facto o primeiro distrito do país a estar totalmente coberto com cuidados paliativos domiciliários, mas temos de se prudentes, não estamos imunes às dificuldades com a contratação de recursos humanos e com os cuidados de saúde primários”, revela. 
A Unidade de Cuidados Paliativos situada no hospital de Macedo de Cavaleiros, já tem autorização para utilização das sete camas adicionadas ao serviço após a conversão da unidade de convalescença, em Dezembro de 2014. 
De acordo com o director clínico da ULSN, Domingos Fernandes, a alteração foi “uma aposta ganha” e “as camas têm sido todas ocupadas”, garantindo que os cuidados de reabilitação vão continuar a ser dados. Declarações à margem do III Fórum Clínico em Cuidados Paliativos da Região Norte que decorreu em Macedo e Cavaleiros este sábado, onde foi entregue o prémio Ferraz Gomes, de referência nesta área. 
A vencedora deste ano foi, Helena Beça, natural de Mirandela, e que desenvolveu um estudo sobre os cuidados paliativos na unidade de saúde familiar de Espinho, onde trabalha. 
Mais de 60 profissionais de saúde reuniram-se em Macedo para debater os cuidados prestados em fim de vida, no fórum clínico académico em cuidados paliativos da Região Norte.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário