Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Adriano Moreira defende novo estatuto de interioridade

Um conceito de interioridade semelhante ao estatuto dos Açores e da Madeira está a ser desenvolvido em Bragança. A novidade foi avançada por Adriano Moreira, em entrevista ao Jornal Nordeste e Rádio Brigantia.
O professor de Direito revela que, neste momento, há um grupo de brigantinos que está a definir um novo estatuto de interioridade. “Está em estudo e em organização em Bragança um grupo que inclui vários professores universitários para definir um conceito de interioridade equivalente a esse, mas de conteúdo diferente, para que tenham um regime que vá ao encontro da realidade das exigências específicas do território”, revela Adriano Moreira. 
Adriano Moreira lamenta que os transmontanos que desempenharam funções de influência a nível político, não tenham sabido utilizá-lo em favor da região. “Essa gente, que teve esse poder, não o utilizou em favor dos territórios de Trás-os-Montes porque tinham que uma espécie de pudor de ter poder e poder parecer que o exerciam em favor das regiões de que eram originários”, considera. 
O ex-ministro do ultramar considera que os sacrifícios que os portugueses e transmontanos enfrentam actualmente estão relacionados com o facto de haver uma “Europa pobre” e uma “Europa Rica”. 
A entrevista a Adriano Moreira para ouvir hoje na Brigantia, depois das notícias das 17 horas e ler na edição desta semana do Jornal Nordeste. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário