Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Abre portas a 6 de Junho mais uma edição da Festa da Cereja de Alfândega da Fé

Abre portas a 6 de Junho mais uma edição da Festa da Cereja de Alfândega da Fé. O evento é inaugurado oficialmente às 18.00h e promete aguçar o apetite aos visitantes com algumas novidades à base deste fruto.
Para além da cereja de Alfândega da Fé, reconhecida pela sua excelente qualidade, os visitantes vão ser surpreendidos com novos produtos que têm na Cereja deste concelho transmontano o seu principal ingrediente.
O Caviar de Cereja servido com requeijão de leite de amêndoa, as Cerejas Confeitadas e até um Chupa Chupa de Cereja de Alfândega da Fé, são algumas das novidades a provar durante esta edição. Produtos disponíveis durante os três dias de Festa na tenda de Exposições, mas também numa tasquinha que vai dar a conhecer as potencialidades gastronómicas da Cereja.
Mas nem só de cereja vive esta Festa, o certame anual tem como objectivo dar a conhecer o que de melhor se faz por terras de Alfândega nas áreas da cultura, inovação social, artesanato, turismo e gastronomia. Com organização da Câmara Municipal, a Festa concentra a grande maioria das iniciativas no Parque Municipal de Exposições.Local onde podem ser encontrados o diversos stands com o artesanato, os produtos locais e que é palco de várias iniciativas e espetáculos.
Nomes como Mickael Carreira e Fernando Alvim prometem animar as noites no recinto. Este em evidência a recriação da lenda de Santo Antão da Barca, uma experiência de teatro comunitário que vai dar a conhecer a história desta Santo e do próprio Santuário de Santo Antão. Recorde-se que este local de culto foi trasladado devido à construção da nova barragem do Baixo Sabor.
A apresentação da “Eterna Barca” foi uma das formas encontradas de preservar a memória associada a este Santuário e de dar a conhecer aos visitantes, mas também aos locais factos e lendas ligadas ao Santo Antão e ao Santuário localizado na freguesia de Parada, Alfândega da Fé. Uma iniciativa que junta associações e coletividades do concelho apresentada no dia 8 de junho, a partir das 16.00h e que vai percorrer diversos locais da sede do concelho.
Destaque também para a inauguração da exposição “Momentos Vintage”, na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues e para a realização de um Workshop de fotografia “desafios de Imagem”, no dia 7 de Junho. O 2.º Sprint BTT da Cereja, a Maratona BTT e Meia Maratona BTT da cereja, nos dias 7 e 8 de junho, prometam atrair muitos praticantes desta modalidade.
A Festa da Cereja de Alfândega da Fé pretende continuar a afirmar-se como a principal montra do concelho, valorizando as vertentes económicas, culturais, sociais e turísticas. É essa complementaridade que a Câmara Municipal quer ver afirmada na edição deste ano. O objectivo é fazer da cereja a ponte para promover outros produtos e atividades e o pretexto para uma visita mais demorada pelo concelho.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário