Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Tradições desfilam em Carrazeda de Ansiães - Aldeias do concelho mostram aquilo que as caracteriza e recriam actividades que correm o risco de se perder no tempo

As tradições de Carrazeda de Ansiães saíram à rua, no passado sábado, num cortejo etnográfico que reuniu mais de 20 entidades e associações do concelho. Esta mostra deu a conhecer aos visitantes e também às gerações mais novas o que ainda marca o quotidiano de muitas aldeias.
De Misquel vieram os produtos da terra. Os populares desfilaram com cestos cheios daquilo que de melhor se colhe nesta aldeia, não faltando os galos criados em casa.
“É a tomate, é o pepino, é a cenoura, as uvas, as pêras, a maçã, os ovos. E trazemos o cesto da merenda para comer no fim”, conta Ana Maria Pinto. 
Às tradições junta-se a boa disposição com cantorias, recordando os tempos de antigamente.
Mais à frente, a população de Luzelos recriou um terreno agrícola em cima de uma carrinha de mercadorias. António Pereira, de enxada às costas, é o responsável por arrancar as batatas. “Este ano, em duas manhãs arranquei 53 sacos de batatas”, conta.
O terreno forte ajuda ao crescimento de batatas fora do tamanho normal e neste desfile foram apresentadas batatas com cerca de um quilo.

in:jornalnordeste.com


Sem comentários:

Enviar um comentário