Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Vila Real e Bragança juntas para acabar com deslocações ao Porto para radioterapia

Os responsáveis pela saúde em Bragança e Vila Real anunciaram hoje que vão defender em conjunto um reforço do equipamento de radioterapia para tratar os doentes transmontanos na região e acabar com o grosso das deslocações ao Porto.

A região de Trás-os-Montes e Alto Douro, que abrange os distritos de Bragança, Vila Real e parte do de Viseu, dispõe há cinco anos de um Centro Oncológico em Vila Real, que ainda não consegue o propósito para que for concebido de dar resposta também aos doentes do Nordeste Transmontano.

A radioterapia é área que necessita de um reforço adicional, segundo adiantou hoje o presidente do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), Carlos Cadavez, à margem do anúncio, em Bragança, de uma parceria com a Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE) na área da oncologia.

"Neste momento só temos um acelerador e temos poder de resposta para todos os doentes do CHTMAD, [mas] esse acelerador não pode dar resposta aos doentes do Nordeste Transmontano", explicou, referindo-se ao equipamento utilizado nesta terapia.

Carlos Cadavez adiantou que está a envidar esforços, junto da tutela, ajudado pelo Conselho de Administração da ULSNE, para aquisição de um segundo acelerador, "que é necessário e premente para tratar todos os doentes localmente".

O presidente da ULSNE, António Marçôa frisou que "apoia incondicionalmente" o CHTMAD "na vontade que tem em aumentar a capacidade em radioterapia".

"Porque nós sabemos que, sem isso, inevitavelmente alguns dos nossos doentes estarão a fazer as tais viagens desconfortáveis para o Porto, quando era escusado, podia ser feito em Vila Real", sustentou.

Vila Real fica a meio caminho entre Bragança e o Porto e reduzira a viagem de mais de 200 quilómetros que muitos doentes oncológicos fazem para receber tratamentos de radioterapia no Instituto Português de Oncologia (IPO).

A ULSNE gasta anualmente 220 mil euros em transporte de doentes, a maioria desta especialidade, o que para o responsável pelo Centro Oncológico, Carlos Cadavez "é muito dinheiro, além do desconforto do doente".

Carlos Cadavez ressalvou que a instalação de um segundo acelerador não significa que a região fica "autossuficiente" no tratamento de doentes oncológicos.

"Somos capazes de responder a 80% das necessidades, os outros 20% são tratados no IPO, são situações de diferenciação", explicou, apontando os casos das neoplasias do pescoço e da cabeça.

O presidente da ULSNE, António Marçôa, reforçou que se existisse capacidade adicional "toda a população do Nordeste podia ser tratada em Vila Real, mantendo na mesma o IPO toda a sua diferenciação e a sua excelência de tratamento nos casos que são muito mais diferenciados"

"Eu penso que isso devia ser feito rapidamente, instalada a capacidade adicional na radioterapia", insistiu, reiterando o apoio a Vila Real para alcançar este objetivo.

HFI // JGJ
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário