Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 10 de março de 2015

Foral de Bragança

Museu: Museu Abade de Baçal
N.º de Inventário: 167
Supercategoria: Arte
Categoria: Espólio documental
Denominação: Foral
Título: Foral de Bragança
Autor: Desconhecido
Datação: 1514 d.C.
Matéria: Pergaminho.
Suporte: Pergaminho.
Dimensões (cm): largura: 22; comprimento: 33; 
Descrição: Foral de Bragança, iluminado dado por D. Manuel I, a Bragança em 11/11/1514. Capas de couro gravado sobre madeira com quatro esferas armilares em cada face. Junto dos cantos e no centro escudo com quinas e castelos coroados em cada face, restos de dois fechos, duas folhas não numeradas, com o índice no reverso da primeira e no anverso da segunda. Todas as folhas têm um orifício no canto esquerdo ao fundo. Iluminura na folha de rosto, com duas esferas armilares, com a data de 1506, seguras por dois anjos e no meio o escudo de Portugal, coroado e com nove castelos . O resto da iluminura são flores brancas, onde pousam duas borboletas e uma joaninha, folhas e frutos, morangos alaranjados onde se vê um caracol; 2 + XVI + 4 com assinaturas.
Incorporação: Outro - Fundo Antigo do Museu

Direção Geral do Património Cultural

Sem comentários:

Enviar um comentário