Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Associação de Caçadores de Grijó e Vilar do Monte e a UTAD recebem prémio

A Associação de Caçadores de Grijó e Vilar do Monte e a UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) receberam o prémio Conservação da Natureza, atribuído pelo Safari Club Internacional (SCI).

O projeto candidato tem a ver com o estudo, investigação e monotorização de corsos na zona de caça da associação. A falta de financiamento levou-os a apresentar pedidos de apoio, segundo conta o presidente da associação, Raul Fernandes.

E, dada a entidade que o atribuiu, foi com alguma surpresa que receberam este prémio.

O prémio, de 3500€, já tem destino: a compra de uma viatura que permita à equipa de limpeza da área florestal rentabilizar o trabalho.

O prémio foi entregue às instituições no passado dia 9, em Santarém, na Convenção Anual da SCI.

Neste momento, e ainda em parceria com a UTAD, estão a decorrer censos em cerca de 700ha dos cerca de 1500ha da zona de caça. Estes censos estão a ser feitos por uma aluna espanhola, que está a terminar a licenciatura. O objetivo é averiguar com exatidão quantos corsos existem em estado selvagem.

No cercado de 35ha, pertencente à associação e destinado à reprodução em cativeiro, existem atualmente 15 animais e um número ainda não preciso de crias. Esta conservação da espécie faz-se desde 1999, altura em que os animais selvagens estavam a desaparecer.

Raul Fernandes explica que também estes animais serão libertados, quando houver permissão para a caça ao corso, coisa que, acredita, está para breve e para a qual já pediram autorização.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário