Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Festas de Inverno de Parada de Infanções

Decorrem no período compreendido entre o Natal e o penúltimo dia do ano. 
No dia 26 de dezembro celebra-se a festa dos homens, em honra de Santo Estêvão. 
De manhã, após a missa solene, leiloa-se o charolo (andor adornado com roscas de pão), no adro da igreja. Segue-se a mesa de Santo Estêvão – refeição coletiva na qual participam os mordomos (em mesa especial) e todo o povo e forasteiros. A refeição do povo é constituída por sardinhas, bacalhau, polvo frito… Durante toda a tarde, o carro festivo percorre as ruas da aldeia, puxado pelos rapazes e transportando em cima as autoridades locais e municipais (convidados), gaiteiros… Os caretos vão à frente do carro, orientando (simbolicamente) o percurso e limpando as ruas. As moças colocam troncos com o intuito de dificultarem a marcha, como se estivessem a experimentar a resistência dos rapazes. O caro faz uma paragem em cada de cada mordomo, para beber, comer e conviver em sua honra.
No dia 27 celebra-se a festa de São João Evangelista e no dia 28 os Santos Inocentes. Ao final de cada um dos dias festivos, fazem-se corridas à rosca, em que o vencedor recebe como prémio uma destas peças de pão. À noite realiza-se a galhofa, uma forma de luta greco-romana, entre os rapazes de Parada e das aldeias vizinhas. Os ramos do charolo (4 dos vértices e um do cume da pirâmide) são leiloados de 25 a 28 de dezembro, à noite, e o quinto no dia 30, à mesma hora. Cada um dos ramos está dedicado a um mordomo. 
No fim de cada leilão, come-se a rosca, bebe-se e convive-se em ambiente festivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário