Docentes visitam património geológico único para o dar a conhecer aos alunos
As singularidades geológicas do Geoparque de Terras de Cavaleiros atraíram cerca de 50 docentes do distrito e de outros pontos do país para uma visita.
O mais recente dos quatro geoparques portugueses tem 42 geossítios, tendo o percurso passado pelo Poços dos Paus, os Gnaisses de Lagoa e os Calcários de Salselas, e incluindo ainda uma paragem no centro de interpretativo do Geoparque.
São locais “onde podemos ver alguns aspectos importantes de evolução que o planeta Terra foi sofrendo”, explica a guia do Geoparque, Filipa Lima.
“Os Gnaisses (de Lagoa) têm mais ou menos 500 milhões de anos”, salienta durante a visita.
A viagem pela história do planeta, bem como as paisagens do concelho, foram apreciadas pela primeira vez por Lurdes Salgueira, de Braga. “Não conhecia, acho extraordinário que estas coisas existam em Portugal e a gente não saiba”, afirma.
Para Maria Afonso, de Bragança, também é a visita de estreia ao Geoparque. “As expectativas estão ultrapassadas, porque nós passamos pelas coisas e não tendo um olhar científico, acabamos por não valorizar aquilo que de bom tem a nossa região. E enquanto educadores, compete-nos conhecer e ajudar a divulgar e promover”, salienta.
O objectivo da visita é revelar o território aos docentes, para que, por intermédio deles, os alunos possam também vir a descobri-lo. Alice Suzano, do Sindicato dos Professores do Norte, entidade que organizou a viagem, explica que se pretende “dar a conhecer o Geoparque, para depois poderem vir dar aulas ao vivo sem estar a explicar apenas na teoria o que são falhas, arrugamentos, placas tectónicas. Aqui podem-nas ver ao vivo, incluindo crosta oceânica à superfície”.
in:jornalnordeste.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário