Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Berçário para desova de peixes do Baixo Sabor já em funcionamento

O presidente da Associação de Municípios do Baixo Sabor revelou que o berçário para a nidificação dos peixes do rio Sabor já entrou em funcionamento e está situado na ribeira da Vilariça, no concelho de Torre de Moncorvo.
"Este berçário vai funcionar principalmente em anos de seca, em que o caudal da ribeira da Vilariça baixa, e para compensar será bombeada água proveniente da barragem do Baixo Sabor, para manter a desova de algumas espécies de peixes do rio, principalmente as bogas", explicou, Nuno Gonçalves.
O berçário para a desova dos peixes do rio Sabor, nomeadamente as bogas, é uma medida de compensação ambiental resultante da construção da barragem do Baixo Sabor e que era aguardada, há alguns anos, pela comunidade piscatória que habita aquela zona ribeirinha entre o rio Douro e Sabor.
"Como a fauna piscícola não pode seguir o seu curso normal, devido ao paredão da barragem, foi criado este sistema de nidificação, num lençol de águas límpida, que vai ajudar a manter algumas espécies de pequenos peixes, que são muito apreciadas neste território", afiançou o autarca, que é também presidente da Câmara de Torre Moncorvo.

FP
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário