Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Greve de Professores afecta o funcionamento das aulas no 1º ciclo e no pré-escolar com níveis de adesão a rondar os 90%

Hoje é dia de Greve Nacional dos Professores na região norte, e em Bragança. Na cidade, o Sindicato dos Professores da Zona Norte indicou que o nível de adesão à greve dos professores no 1º ciclo e no pré-escolar foi de 90%. Nos restantes níveis de ensino, a adesão foi de 30%.
Esta manhã, no Centro Escolar da Sé, a Rádio Brigantia falou com uma mãe, Carla Nunes que por causa da greve e de não haver aulas afirmou não ter a quem deixar o filho. Situação igual foi a de Isabel Vara e de Vera Paz que destacaram as dificuldades dos dias de greve.

No Centro Escolar da Sé, que compreende o ensino pré-escolar ao 1º ciclo fizeram greve 40 docentes, num total de 48. Também não houve aulas na Escola Básica das Beatas.

Já no Centro Escolar de Rebordãos, fizeram greve 5 docentes (7 professores no total). Na Escola Paulo Quintela, faltaram 9 docentes, num universo de 32 professores. Na escola Secundária Emídio Garcia, 9 docentes aderiram à greve em 52.

Já no agrupamento Escolas Abade Baçal, no primeiro ciclo a adesão à greve foi quase de 100% (Escola Augusto Moreno não há aulas, tal como em Roças).

No agrupamento Miguel Torga, o Centro Escolar Santa Maria foi o mais afectado, não havendo aulas também. Na Escola Miguel Torga estiveram 27 professores em greve num universo de 80.

A greve começou na segunda-feira, de forma faseada e hoje decorre nos também nos distritos do Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e na região Autónoma dos Açores. Manuel Pereira, coordenador do Sindicato dos Professores da Zona Norte denuncia que o governo não quer negociar. O motivo principal é a defesa da recuperação do tempo de serviço que esteve congelado para efeitos de progressão na carreira.

“Desde Julho que o senhor ministro não negoceia connosco, chega às reuniões diz o que quer e vai se embora. Não há negociações. Querem repor os 6 anos e pouco do tempo congelado de serviço e isso não é justo para os professores que estiveram 9 anos, 4 meses e 2 dias a trabalhar, e agora não podem sem usar esse tempo para a progressão de carreira. É injusto”.

Para além da contabilização do tempo de serviço, os professores exigem que aposentação seja digna e que o governo não acabe com a carreira de docente.

“As expectativas são que a adesão dos professores do distrito de Bragança seja grande e encerre as escolas porque há muita coisa por decidir. Desde a recuperação do tempo de serviço congelado, a questão das aposentações, o funcionamento das escolas do que é lectivo ou não é. Mais, a última que o governo pretende fazer que é acabar com a carreira de docente e transformá-la na de funcionário público. São mais que muitos os motivos para se encerrarem as escolas”, reivindica Manuel Pereira.

Este é o quarto dia de greve que termina amanhã, com uma manifestação Nacional, no dia Mundial do Professor, em Lisboa.  

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas e Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário