FIGOS SECOS
Figos; Farinha. Escaldam‑se os figos bem escaldados e põem‑se ao sol a secar. Ao estarem secos voltam a escaldar‑se e depois embrulhavam‑se num bocadinho de farinha.
Eram mata‑bicho, no Inverno, com pão e jeropiga.
Receita cedida pela Sr.ª Dona Maria Rosa Tomé
FIGOS SECOS
Figos; Farinha de Trigo. Secam‑se ao sol.
Escaldam‑se, muito bem escaldados em água a ferver. De seguida, metem‑se em tachos e vão ao forno de cozer pão, pouco quente, para ficarem molezinhos. Antigamente retiravam‑se do forno, punham‑se em sacos tecidos no tear e botava‑se lá para dentro farinha de trigo. Comiam‑se geralmente ao sábado ou em dias de festa. Era mata‑bicho na matança.
Receita cedida pela Sr.ª Dona Maria Amélia Alves
FILHÓS
Farinha de Trigo; Açúcar; Fermento; Água; Sal. Eram feitos com a massa do pão de trigo. Punha‑se a farinha, água, sal e fermento, amassava‑se tudo e deixava‑se a levedar. Uma vez pronta, tiravam‑se uns bocadinhos de massa estendiam‑se com a mão e fritava‑se.
Polvilhava‑se com açúcar.
Receita cedida pela Sr.ª Dona Anabela de Fátima Fernandes Pires
FILHÓS
1 kg de Farinha; 1 dúzia de Ovos; Pacote de Manteiga; Sumo de Laranja; Fermento Caseiro; Açúcar Mascavado; Canela. Misturam‑se todos os ingredientes e amassam‑se bem amassados. Deixa‑se a massa a levedar. Uma vez lêveda, tiram‑se pequenas porções que se estendem com a mão e se fritam em azeite na sertã. Polvilha‑se com açúcar mascavado e canela.
Receita cedida pela Sr.ª Dona Maria Ricardina Pires
Carta Gastronómica de Bragança
Autor: Armando Fernandes
Publicação da Câmara Municipal de Bragança
Sem comentários:
Enviar um comentário