Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Doces e Lambiscos - Filhós e Figos Secos

FIGOS SECOS
Figos; Farinha. Escaldam‑se os figos bem escaldados e põem‑se ao sol a secar. Ao estarem secos voltam a escaldar‑se e depois embrulhavam‑se num bocadinho de farinha.
Eram mata‑bicho, no Inverno, com pão e jeropiga.
Receita cedida pela Sr.ª Dona Maria Rosa Tomé

FIGOS SECOS
Figos; Farinha de Trigo. Secam‑se ao sol.
Escaldam‑se, muito bem escaldados em água a ferver. De seguida, metem‑se em tachos e vão ao forno de cozer pão, pouco quente, para ficarem molezinhos. Antigamente retiravam‑se do forno, punham‑se em sacos tecidos no tear e botava‑se lá para dentro farinha de trigo. Comiam‑se geralmente ao sábado ou em dias de festa. Era mata‑bicho na matança.
Receita cedida pela Sr.ª Dona Maria Amélia Alves

FILHÓS
Farinha de Trigo; Açúcar; Fermento; Água; Sal. Eram feitos com a massa do pão de trigo. Punha‑se a farinha, água, sal e fermento, amassava‑se tudo e deixava‑se a levedar. Uma vez pronta, tiravam‑se uns bocadinhos de massa estendiam‑se com a mão e fritava‑se.
Polvilhava‑se com açúcar.
Receita cedida pela Sr.ª Dona Anabela de Fátima Fernandes Pires

FILHÓS
1 kg de Farinha; 1 dúzia de Ovos; Pacote de Manteiga; Sumo de Laranja; Fermento Caseiro; Açúcar Mascavado; Canela. Misturam‑se todos os ingredientes e amassam‑se bem amassados. Deixa‑se a massa a levedar. Uma vez lêveda, tiram‑se pequenas porções que se estendem com a mão e se fritam em azeite na sertã. Polvilha‑se com açúcar mascavado e canela.
Receita cedida pela Sr.ª Dona Maria Ricardina Pires

Carta Gastronómica de Bragança
Autor: Armando Fernandes
Publicação da Câmara Municipal de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário