Piruka, DJODJE, Domi, Wet Bed Gang, Fernando Daniel e Blaya, não esquecendo a noite dedicada à música popular portuguesa com Toy, prometem levar ao rubro os milhares de estudantes da cidade de Bragança.
Começa já hoje, dia 22, a Semana de Receção ao Caloiro (SRC) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) no NERBA., estendendo-se até ao dia 27 de outubro. Artistas como Blaya, Domi e Piruka prometem levar “à loucura” os milhares de estudantes, não só do IPB, mas também do ensino secundário da cidade. Até porque esse é um dos objetivos da Associação Académica e daí terem tido a preocupação de escolher artistas que chamassem um público mais juvenil.
Mas comecemos pelo princípio. Logo à noite, terá lugar o célebre Baile do Caloiro que, como habitualmente, dá início ao arranque oficial das festividades. No dia seguinte, terça-feira, decorrerá na Catedral de Bragança a Missa do Caloiro, sendo que, este ano, se procurará recuperar uma tradição antiga que é o Desfile das Tochas, dependendo sempre e, claro está, das condições climatéricas que se fizerem sentir no momento. À noite, o NERBA acolherá a final das Mostras. O artista em grande destaque será o conceituado Piruka que começou por ganhar fama na internet sendo, atualmente, um dos artistas mais requisitados. O rapper português que dispensa apresentações atuará depois da RAUSSTUNA, a tuna mista de Bragança. De frisar que, em cada noite, atuará uma tuna. Algo que acontece há, sensivelmente, três anos, ao invés de se colocarem todas as tunas a atuarem numa só noite. “
Quarta-feira, o artista internacional DJODJE, considerado por muitos como o melhor músico cabo-verdiano do momento, e a Tôna Tuna dividirão a responsabilidade de levar ao rubro os milhares de estudantes esperados no NERBA.
Já na quinta-feira, dia 25 de outubro, e depois da atuação da RTUB, a noite será dedicado à música popular portuguesa com o artista Toy a vir pela primeira vez à capital de distrito depois do êxito “Coração não tem idade”.
No último dia que antecede o fim de semana, o Desfile do Caloiro tomará de assalto as ruas e avenidas da cidade de Bragança. À noite, será a vez dos Wet Bed Gang e Domi chamarem a si um público mais jovem para, assim, darem música a toda a massa estudantil da capital de distrito.
Sábado à tarde, o último dia da SRC, acontecerá o Batismo do Caloiro, enquanto à noite, o jovem Fernando Daniel e a showstopper Blaya serão os artistas responsáveis por entreter a multidão, numa noite que se espera que seja a maior em termos de afluência.
De acordo com o presidente da Associação Académica do IPB (AAIPB), “este é um cartaz bastante jovem, da moda como eu costumo dizer, é um cartaz onde conseguimos abranger a maior parte dos estilos de música que, no momento, estão a dar cartas”. Nas palavras de Ricardo Cordeiro, o propósito de reunir vários estilos de música tem como premissa atrair diferentes tipos de público, dada também a multiculturalidade que carateriza o próprio Instituto. “Comparado ao nosso, só mesmo o cartaz de Lisboa, nem Coimbra, nem nada”, refere o dirigente associativo, asseverando que este é “um dos cartazes mais fortes de sempre” e estabelecendo, simultaneamente, um paralelismo entre este cartaz da SRC e o de uma qualquer Semana Académica.
Uma das novidades que Ricardo Cordeiro sublinha é o facto de, nesta edição, a SRC contar com um fotógrafo contratado pela AAIPB que irá calcorrear o NERBA durante os cinco dias de espetáculos. “Vamos tentar fazer a divulgação da página da Associação Académica e vamos fazer isso como? Um fotógrafo andará no meio da multidão e faremos os diários que estarão disponíveis na página logo no dia a seguir a cada noite”, revela o dirigente académico, acrescentando que, depois, “as pessoas poderão partilhar as suas fotos e aí atingirmos um maior número de pessoas que permitirão que a nossa página tenha mais visualizações e partilhas”.
Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário