A abertura oficial do ano escolar do curso técnico superior profissional de viticultura e enologia, do Instituto Politécnico de Bragança, que se encontra a decorrer na Junta de Freguesia de Torre de Moncorvo decorreu no passado dia 29 de outubro.
Na cerimónia de abertura, esteve presente o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo bem como o responsável pelo ramo da educação, Victor Moreira, esteve também presente o presidente do Instituo Politécnico de Bragança, Orlando Rodrigues e o diretor da Escola Superior Agrária de Bragança, Miguel José Rodrigues Vilas Boas.
Os desejos de ambas as instituições são de um ano letivo produtivo a todos os alunos presentes, salientando a importância da educação, de adquirir novos conhecimentos e da realização do curso em Torre de Moncorvo, quer pela descentralização do ensino quer pela importância que este tem para a afixação de jovens.
Torre de Moncorvo recebeu este curso pratico de viticultura e enologia visto que uma das culturas predominantes do concelho ser mesmo a vinha e devido à sua localização no Douro Superior, sendo que uma grande extensão é abrangida pela Região Demarcada do “Vinho do Porto”, bem como numa pequena extensão, pela área classificada como Património da Humanidade, pela UNESCO.
Um dos grandes objetivos, é dotar os novos formandos de ferramentas e técnicas orientadas para a fileira vitivinícola, terem a capacidade autonomamente ou sob supervisão, o desenvolvimento de trabalhos de campo para instalação das vinhas, acompanhando o seu devido desenvolvimento, a sua manutenção e colheita, fazendo a gestão das instalações e equipamento nas adega, executando as operações e acompanhamento das operações de vinificação colaborando também no controlo analítico dos produtos.
Rui Jorge Coelho
in:diariodetrasosmontes.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário