terça-feira, 13 de novembro de 2018

CALEM-SE

Por: Maria da Conceição Marques
(colaboradora do "Memórias...e outras coisas..."

As palavras que nada dizem
Que nada sabem,
Que nada falam,
Palavras, que deixam tudo por dizer 
Que só sabem vociferar,
que apenas sabem maldizer! 
Aquelas palavras,
castradas em searas prematuras,
sem espigas nem grão,
sem farinha nem pão
Sementes daninhas,
Poeira de ilusão!
São palavras salgadas na boca,
pedras de sal,
Pólvora seca,
em ondas de rebentação!
São vozes sem língua,
sem saliva e sem razão!
De faces escondidas passeiam,
na pressa das avenidas. 
Num misto de confusão. 
Vocábulos, pobres e podres, 
em ruas de solidão!
Quando a noite fecha a porta e
a varanda da frustração, 
apaga-se a ausência de tudo
Apagam-se as palavras na escuridão. 
Numa lengalenga,
a desfilar em procissão,
Na passerelle da inocência 
deambulam recordações, 
Onde nada volta atrás
Onde a vida fica presa na infância 
Num bibe azul,
Num laço rosa
Num bolso redondo
No mundo de esperança.
Num rosto redondo de criança.

Maria da Conceição Marques, natural e residente em Bragança.
Desde cedo comecei a escrever, mas o lugar de esposa e mãe ocupou a minha vida.
Os meus manuscritos ao longo de muitos anos, foram-se perdendo no tempo, entre várias circunstâncias da vida e algumas mudanças de habitação.


Participei nas colectâneas:
POEMA-ME
POETAS DE HOJE
SONS DE POETAS
A LAGOA E A POESIA
A LAGOA O MAR E EU
PALAVRAS DE VELUDO
APENAS SAUDADE
UM GRITO À POBREZA
CONTAS-ME UMA HISTÓRIA
RETRATO DE MIM.
ECLÉTICA I
ECLÉTICA II
5 SENTIDOS
REUNIR ESCRITAS É POSSÍVEL – Projecto da Academia de Letras Infanto-Juvenil de São Bento do Sul, Estado de Santa Catarina
Livros editados:
-O ROSEIRAL DOS SENTIDOS
-SUSPIROS LUNARES
-DELÍRIOS DE UMA PAIXÃO
-ENTRE CÉU E O MAR
-UMA ETERNA MARGARIDA

Sem comentários:

Enviar um comentário