O secretário de Estado da Protecção Civil garante que vai dialogar com os bombeiros a propósito da alteração da lei da protecção civil que prevê o fim dos Comandos Distritais de Operações e Socorro.
Em Bragança, José Artur Neves assegurou que vai reunir com a liga dos bombeiros que já contestou a alteração.
“Estamos em diálogo com os bombeiros, a reforma foi aprovada na generalidade pelo governo, mas está em consulta às associações representativas dos bombeiros e à Associação dos Municípios Portugueses. Vamos agendar a curtíssimo prazo uma reunião que nos foi solicitada e vão-nos apresentar as suas reivindicações e que, naquilo que nos for possível, ajustaremos”, admitiu.
Segundo o secretário de estado a principal mudança prende-se com o facto de a estrutura se ajustar à nova organização territorial, estando assim ligado às Comunidades Intermunicipais e não aos distritos. “Vai haver um reajustamento na área operacional, em vez de ser a lógica distrital, que hoje o distrito não existe em lado nenhum, não há coordenação política nos distritos, há sim nas Comunidades Intermunicipais. O que se pretende é que a situação seja exactamente como é hoje, não altera nada, apenas diminui área”, explicou o governante.
José Artur Neves, que visitou Bragança e Mirandela, considera que tem havido um mal-entendido em relação à proposta.
A proposta do Governo para a reforma da Protecção Civil, que prevê a criação de cinco comandos regionais e 23 sub-regionais de emergência e protecção civil em vez dos actuais Comandos Distritais de Operações e Socorro, está a ser contestada pelos bombeiros que agendaram protestos nacionais, sendo o primeiro dia 24 de Novembro, no próximo sábado, com uma concentração nacional na Praça do Comércio, em Lisboa.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário