Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Secretário de Estado da Protecção Civil garante que vai dialogar com bombeiros sobre nova reforma

O secretário de Estado da Protecção Civil garante que vai dialogar com os bombeiros a propósito da alteração da lei da protecção civil que prevê o fim dos Comandos Distritais de Operações e Socorro.
Em Bragança, José Artur Neves assegurou que vai reunir com a liga dos bombeiros que já contestou a alteração.

“Estamos em diálogo com os bombeiros, a reforma foi aprovada na generalidade pelo governo, mas está em consulta às associações representativas dos bombeiros e à Associação dos Municípios Portugueses. Vamos agendar a curtíssimo prazo uma reunião que nos foi solicitada e vão-nos apresentar as suas reivindicações e que, naquilo que nos for possível, ajustaremos”, admitiu.

Segundo o secretário de estado a principal mudança prende-se com o facto de a estrutura se ajustar à nova organização territorial, estando assim ligado às Comunidades Intermunicipais e não aos distritos. “Vai haver um reajustamento na área operacional, em vez de ser a lógica distrital, que hoje o distrito não existe em lado nenhum, não há coordenação política nos distritos, há sim nas Comunidades Intermunicipais. O que se pretende é que a situação seja exactamente como é hoje, não altera nada, apenas diminui área”, explicou o governante.

José Artur Neves, que visitou Bragança e Mirandela, considera que tem havido um mal-entendido em relação à proposta.

A proposta do Governo para a reforma da Protecção Civil, que prevê a criação de cinco comandos regionais e 23 sub-regionais de emergência e protecção civil em vez dos actuais Comandos Distritais de Operações e Socorro, está a ser contestada pelos bombeiros que agendaram protestos nacionais, sendo o primeiro dia 24 de Novembro, no próximo sábado, com uma concentração nacional na Praça do Comércio, em Lisboa. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário