No próximo dia 8 de maio celebra-se o Feriado Municipal em Alfândega da Fé. Num dia que a autarquia reservou para dedicar às tradições orais e escritas, homenageando desta forma alguns poetas populares do concelho.
A partir das 15h00, a Casa da Cultura Mestre José Rodrigues vai estar “à conversa sobre música e escrita popular”, uma tertúlia que conta com a presença do musicólogo do Centro de Música Tradicional Sons da Terra, Mário Correia, que apresentará as “Mulheres que (en)cantam em terras transmontanas” e do escritor e etnólogo Alexandre Perafita que falará sobre “Os tesouros da memória na arte verbal transmontana”.
Em jeito de homenagem, a Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Berta Nunes, vai apresentar o livro “Reflexos e Verso”, uma obra póstuma de Antónia da Conceição, natural do Pombal, que transpunham em verso os seus pensamentos e reflexões quotidianos. Falecida em março deste ano com 91 anos, Antónia da Conceição deixou uma compilação de versos agora publicados pelo Município de Alfândega da Fé.
Haverá ainda um espaço dedicado à leitura de poemas populares. Etelvina Gama da localidade de Ferradosa e António Couraceiro de Alfândega da Fé vão recitar alguns dos seus versos. O programa das comemorações do Feriado Municipal de Alfândega da Fé termina, pelas 18h00, com um concerto de música popular, trazendo as componentes musicais e etnográficas a esta celebração. O momento será protagonizado pelas Cantadeiras do Vale do Neiva.
O dia da Municipalidade de Alfândega da Fé celebra-se com cultura popular e tradicional, uma das facetas da identidade do concelho.
in:noticiasdonordeste.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário