Os idosos das aldeias de Mirandela estão a ser desafiados a recuperarem comidas de antigamente no âmbito de um projeto que se propõe combater o isolamento e perpetuar receitas típicas do concelho, divulgou hoje a Câmara Municipal.
“Panela velha… é que faz comida boa” é o projeto que a autarquia tem em curso, em parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra – Gerontologia Social - e que envolve 21 freguesias e 230 participantes.
O mercado municipal de Mirandela recebe, no sábado, mais uma etapa deste desafio com os participantes, todos com mais de 65 anos, a cozinharem “comidas de antigamente” e um júri a selecionar a avaliar as escolhas dos pratos representativos de cada freguesia.
Nos últimos quatro meses, todas as freguesias aderentes já efetuaram duas etapas deste desafio, que consistiram na apresentação do projeto e a angariação de inscritos na freguesia e realização dos pratos na sua freguesia.
Neste sábado, as equipas vão, segundo o município, cozinhar durante duas horas os seus pratos escolhidos para representar a freguesia, numa competição que se quer “saudável e em que o mais importante será a partilha e o convívio”.
O júri tem como convidados “chefes de renome do mercado português naturais do concelho de Mirandela.
“Panela velha… é que faz boa comida” é um projeto de intervenção social com idosos nas freguesias, numa “troca efetiva de saberes e sabores”.
O pretende “promover o dinamismo e as relações inter-freguesias, combatendo o isolamento social do idoso”, além de estimular a troca de “saberes e sabores”.
Outro dos propósitos é “perpetuar receitas típicas do concelho, reforçar e preservar a riqueza gastronómica e também divulgar a gastronomia”.
in:diariodetrasosmontes.com
C/Agência Lusa
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário