Os idosos das aldeias de Mirandela estão a ser desafiados a recuperarem comidas de antigamente no âmbito de um projeto que se propõe combater o isolamento e perpetuar receitas típicas do concelho, divulgou hoje a Câmara Municipal.
“Panela velha… é que faz comida boa” é o projeto que a autarquia tem em curso, em parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra – Gerontologia Social - e que envolve 21 freguesias e 230 participantes.
O mercado municipal de Mirandela recebe, no sábado, mais uma etapa deste desafio com os participantes, todos com mais de 65 anos, a cozinharem “comidas de antigamente” e um júri a selecionar a avaliar as escolhas dos pratos representativos de cada freguesia.
Nos últimos quatro meses, todas as freguesias aderentes já efetuaram duas etapas deste desafio, que consistiram na apresentação do projeto e a angariação de inscritos na freguesia e realização dos pratos na sua freguesia.
Neste sábado, as equipas vão, segundo o município, cozinhar durante duas horas os seus pratos escolhidos para representar a freguesia, numa competição que se quer “saudável e em que o mais importante será a partilha e o convívio”.
O júri tem como convidados “chefes de renome do mercado português naturais do concelho de Mirandela.
“Panela velha… é que faz boa comida” é um projeto de intervenção social com idosos nas freguesias, numa “troca efetiva de saberes e sabores”.
O pretende “promover o dinamismo e as relações inter-freguesias, combatendo o isolamento social do idoso”, além de estimular a troca de “saberes e sabores”.
Outro dos propósitos é “perpetuar receitas típicas do concelho, reforçar e preservar a riqueza gastronómica e também divulgar a gastronomia”.
in:diariodetrasosmontes.com
C/Agência Lusa
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário