Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 20 de maio de 2019

O comboio já não vai apitar este verão na linha do Tua

O arranque da mobilidade turística estava anunciado para agosto deste ano, mas as obras necessárias para iniciar as viagens ainda não começaram.
Por isso, nem comboio a apitar na linha do Tua, entre Mirandela e Brunheda, nem barco rabelo a navegar entre esta aldeia de Carrazeda de Ansiães e a barragem, junto à foz do rio.

Recordo que no passado dia 8 de fevereiro de 2019, depois de mais de três anos de avanços e recuos, foram assinados, em Vila Flor, os contratos das obras que falta fazer na via-férrea.

Só que poucos dias depois surgiram contrariedades relacionadas com a responsabilidade da execução dos trabalhos.

Mário Ferreira, da empresa Mystic Tua, que vai operacionalizar o plano de mobilidade, diz que não faz mais obras no vale e que vão ter de ser assumidas pela Agência de Desenvolvimento do Vale do Tua:

“Foi solicitado um conjunto de intervenções na linha e nos taludes pela IP, que estão previstos para serem executados pela agência que vai liderar essas obras. Só nós é que estamos prontos, e a perder dinheiro com isto tudo parado. Quando nos disserem que a linha está pronta, avançaremos, pois a nossa parte está toda feita.”

O líder da Mystic Tua, do universo Douro Azul, assume uma grande frustração com a demora que está a registar a implementação do plano de mobilidade do vale do Tua e só está disposto a esperar mais um ano:

“Eu não sou de me arrepender muito das coisas que faço e gosto de levar os projetos até ao fim. Este está a conseguir levar-me ao limite da paciência, mas não vou desistir, pelo menos até ao próximo ano. Se nessa altura ainda não houverem condições, abandona-mos o projeto passando-o para quem o quiser liderar. Os equipamentos estão lá, são transferidos para a agência e eles que continuem.”

 O empresário confessa que pensou já em desistir do projeto:

“Para ser sincero, estive para desistir já este ano porque achei que já era tempo a mais e dinheiro a mais gasto. No entanto, pela insistência do atual presidente da agência e do administrador da EDP, por quem tenho muita consideração, fui convencido a esperar e prometi que o faria pelo menos durante mais um ano.

Se nos derem a linha pronta, temos a certeza que transformaremos isso num sucesso e num bom projeto.”

 A Agência de Desenvolvimento do Vale do Tua é liderada pelo autarca de Alijó, José Paredes.

Sem prestar declarações gravadas, José Paredes assume que “avançar com a mobilidade em agosto está já fora de hipótese”, mas acalenta a esperança de ter tudo pronto a inaugurar antes do final deste ano.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Ansiães)

Sem comentários:

Enviar um comentário