Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Tribunal de Contas dá “visto prévio” para constituição da Águas do Interior Norte

O Tribunal de Contas concedeu "visto prévio" para a constituição da empresa Águas do Interior Norte, que englobará oito concelhos transmontanos na gestão do abastecimento de água e drenagem de águas residuais, anunciou hoje o município de Vila Real.
Em comunicado de imprensa, a autarquia de Vila Real realçou que esta é "a primeira experiência de intermunicipalismo" para os concelhos envolvidos: Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, e Vila Real, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa e Santa Marta de Penaguião, no distrito de Vila Real.

"É uma das primeiras empresas do setor a obter o crivo oficial do Tribunal de Contas", destaca a nota, considerando que será também "um exemplo para todo o país".

O município de Vila Real, presidido por Rui Santos, adianta ainda que "os próximos meses serão de árduo trabalho de alinhamento interno e introdução de todos os processos e procedimentos tendentes à operacionalização desta empresa".

O objetivo é que em janeiro de 2020 os clientes "comecem a receber em suas casas facturas já emitidas por esta nova entidade".

A sociedade intermunicipal Águas do Interior Norte irá assumir a gestão delegada dos serviços de abastecimento de água e drenagem de águas residuais nos territórios envolvidos para que estes serviços sejam efectuados "com qualidade, de forma eficiente, financeiramente sustentável e a um preço socialmente justo".

"O Visto do Tribunal de Contas culmina todo um processo prévio tendente à constituição jurídica desta empresa que teve início há cerca de dois anos com a elaboração dos estudos jurídico-financeiros que fundamentam a viabilidade económico-financeira da sua constituição. Tendo este processo de constituição sido já favoravelmente apreciado também pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos no final de 2018", explica ainda.

O processo foi conduzido pela empresa municipal Água e Resíduos de Vila Real, em "estreita articulação" com técnicos de todos os municípios envolvidos e com o auxílio de algumas entidades externas, num "meticuloso trabalho de equipa".

in:diariodetrasosmontes.com
C/Agência Lusa
Foto: AP

Sem comentários:

Enviar um comentário