Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Museus e monumentos também reabrem hoje ao público

Os museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares voltam, também hoje, a abrir ao público.
Amândio Felício, director do Museu do Abade de Baçal, em Bragança, garante que não havia melhor dia para reabrir o espaço, não fosse hoje Dia Internacional dos Museus. É num dia como este que o director sublinha que o fecho destes espaços também foi grave para o país.

“Dois meses de encerramento ao público para um museu são uma verdadeira tragédia pela incapacidade de comunicar. É uma grande alegria e um grande alívio poder estar ao serviço e em contacto com a comunidade que servimos. Sem público um museu pode ser um belíssimo depósito de obras de arte, mas não está vivo e não cumpre o seu papel”, sublinhou.

Nos espaços culturais também há obrigatoriedade de cumprir algumas regras. Amândio Felício acredita que há condições para que tudo seja cumprido.

“Vamos ter um limite de 15 visitantes em simultâneo no museu. A distância de segurança será de metros dentro do museu, as visitas guiadas vão continuara a ser possível mas com grupos no máximo de 10 pessoas”,  sublinha.

O museu brigantino não pode, para já, receber a visita de grupos escolares, como acontecia anteriormente. A abertura de novas exposições também está suspensa mas não falta o que ver.

Hoje o espaço tem entrada gratuita para assinalar o Dia Internacional dos Museus. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário