Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 8 de maio de 2020

POR QUE DEUS NÃO NOS OUVE?

Por: Humberto Pinho da Silva 
(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")


Quantas vezes me perguntam: “ Por que Deus permite tanta desgraça?” Ou: “ Por que não escuta as nossas orações?”Acrescentando: “ Peço-lhe tanto e Ele nunca me atende?!”
Confesso que fico perplexo, e a resposta confusa, raras vezes me satisfaz.
Deus não ouve todos que Lhe rezam: uns, porque pedem mal; outros, porque pedem, o que não deviam pedir.
Os desígnios de Deus, são, quase sempre, diferentes dos nossos. Pedimos o que não devíamos, e pedimos mal. Negociamos, fazemos uma troca: “ Se fizeres isto, eu dou-Te aquilo; ou: “Faço este ou aquele sacrifício, se me deres isto!”
Consideramos que Deus quer sacrifícios, para atender e ouvir-nos, mas, o que Deus quer, é apenas: conduta de harmonia com os Mandamentos. Quer, que sejamos: “ Sal da terra” – Mt5:13; a “Luz do Mundo” – Mt5:14; que a nossa “ Luz brilhe diante dos homens” -Mt5:16.
Para quê?
Para ao verem a nossa conduta, as nossas obras, “ e glorifiquem o (nosso) ´” vosso Pai que está no Céu” – Mt5:16
Quer que sejamos o espelho, o braço de Deus. Ao presenciarem as nossas ações, ao verem as nossas condutas, digam: “ Vejam como nos ama! Como vivem o Evangelho!”
Muitas vezes somos simples “ duplos”: cristãos no templo, agnósticos na sociedade.
Não basta dizer, que se é cristão – muitos por vergonha não o confessam! …Outros, para agradarem…ou interesse económico…. - É preciso demonstrá-lo: pelas: atitudes, palavras e atos.
No Juízo Final, muitos dirão:
“ Quando foi, Senhor, que Te vimos faminto ou sequioso, ou hóspede, ou nu ou enfermo, ou no cárcere, e Te deixamos de assistir?” E Jesus, responderá: “Quando deixas-te de o fazer a um destes mais pequeninos, a mim deixastes de fazer” – Mt25:37,39
Em Is58:7,10, o Senhor diz:
“ Reparte teu pão com o que tem fome; recolhe em casa os pobres sem teto; dá roupa ao que não têm; e não desprezes o semelhante”
“ Se queres que o Pai ouça, e se compadeça de ti, age conforme a Palavra de Deus. Ele não quer “sacrifícios”, mas misericórdia – Mt9:13
Então, “ Se chamares, o senhor, Este responderá: “ Eis me aqui” – Is58:7,10
E ouvirá a oração, o pedido, e dará a força necessária para enfrentar os problemas da vida.

Humberto Pinho da Silva nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal, a 13 de Novembro de 1944. Frequentou o liceu Alexandre Herculano e o ICP (actual, Instituto Superior de Contabilidade e Administração). Em 1964 publicou, no semanário diocesano de Bragança, o primeiro conto, apadrinhado pelo Prof. Doutor Videira Pires. Tem colaboração espalhada pela imprensa portuguesa, brasileira, alemã, argentina, canadiana e USA. Foi redactor do jornal: “NG”. e é o coordenador do Blogue luso-brasileiro "PAZ".

1 comentário:

  1. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
    Filipenses 4:6-7

    ResponderEliminar