Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 18 de junho de 2020

Aureliano Ribeiro um dos “monumentos” da cultura mirandesa deixa a região mais pobre com a sua morte

O desaparecimento de Aureliano Cristal Ribeiro (13/03/1937- 11 /06/2020) deixou a cultura mirandesa mais pobre já que se tratava de um verdadeiro “embaixador” nas suas mais diversas vertentes e que passavam pela música, etnografia, rituais do Solstício de Inverno ou o artesão das capas de honra mirandesa.
Aureliano Ribeiro era detentor de uma postura muito própria, no seio da cultura mirandesa e deixou um legado cultural que dificilmente a história apagará. Quem lidou com este homem dos “sete ofícios” diz que “ se perdeu um “monumento da cultura mirandesa”.

Para o diretor do Centro de Música Tradicional “Sons da Terra”, Mário Correia, a pessoas de Aureliano Cristal Ribeiro é um verdadeiro monumento da cultura tradicional mirandesa, um guardião das tradições da sua terra natal, Constantim, com infinita paciência e inexcedível entusiasmo.

“Recordo as vezes sem conta em que procurei em Constantim para que acedesse a receber estudantes de antropologia e de etnomusicologia, realizadores de documentários e jornalistas. Sempre disponível, com a elegância das pessoas que gostam de transmitir os seus conhecimentos e vivências e o fazem com um sentido de partilha cultural”, indicou o etnomusicólogo ao Mensageiro.

Aureliano Cristal Ribeiro, nascido em Constantim , no concelho de Miranda do Douro, em 13 de Março de 1937, desde muito cedo que ouviu a música tradicional mirandesa, por força da enorme influência e estímulo de seu pai, Virgílio Cristal, figura ímpar e decano dos tamborileiros.

Francisco Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário