Na altura, o canil situado naquela freguesia do concelho de Mirandela foi adquirido a uma associação de protecção animal. Quase um ano depois, todos são unânimes em considerar que as condições são agora bem melhores.
Após praticamente um ano de gestão municipal, os habitantes de quatro patas do Canil de S. Salvador têm as suas condições de vida, de saúde e de conforto melhoradas.
Isso mesmo é confirmado pela presidente da junta de freguesia, Cristina Passas, acrescentando que é uma situação bem diferente da que aconteceu até há um ano.
“Melhoras ao nível da alimentação e da limpeza que agora é feita diariamente. Nos últimos anos, nomeadamente desde 2010, foram efectuadas várias visitas ao canil, inclusive foi dada uma ordem de encerramento mas nunca aconteceu nada”, afirma Cristina Passas.
A autarquia procedeu à instalação da rede de distribuição de água potável e, através do Serviço Municipal de Veterinária, efectuou a higienização e desinfecção das instalações que passou a fazer parte da rotina diária deste canil, desde então, bem como outras medidas aqui enumeradas por Guilherme França, o veterinário municipal de Mirandela.
A primeira prioridade foi a alimentação dos animais e o seu estado sanitário. Eles tinham uma alimentação com pouca ração e à base de alheiras que já tinham ultrapassado o prazo de validade e hoje eles têm só ração, estão bem tratados, antigamente estavam cheios de sarna e havia uma proliferação de carraças e hoje em dia esse problema desapareceu”, garante Guilherme França, o veterinário municipal de Mirandela.
O Município tinha previsto obras para o canil, mas a pandemia da Covid-19 atrasou o processo. As obras devem avançar em breve.
Cerca de 150 cães e gatos agora com melhores condições no canil de São Salvador. O Município de Mirandela revela ainda que o projecto de adopção já conta, entretanto, com 20 novas famílias para alguns destes animais.
Escrito por Terra Quente (CIR)
Sem comentários:
Enviar um comentário