Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Dois projectos dedicados à demência e a idosos do distritos apoiados por Prémio Fidelidade Comunidade

A Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro e a Associação Azimute, do concelho de Bragança, estão entre as vencedoras do Prémio Fidelidade Comunidade que distinguiu 17 instituição a nível nacional com um total de 500 mil euros.
No caso da Misericórdia de Mogadouro o dinheiro vai ser aplicado no projecto de apoio domiciliário na área da demência, como explica o provedor desta instituição, João Henriques. “Foi considerado um serviço inovador e que se integrava nos objectivos do prémio”, destaca.

Para este projecto a Santa Casa conta agora com mais quase 47 mil euros que têm como destino a aquisição de uma carrinha, essencial para fazer chegar este apoio a casa dos utentes.

Este tipo de financiamento continua a ser fundamental para manter este apoio às pessoas com demências, que se junta à comparticipação da câmara municipal, mas o provedor gostaria que a sustentabilidade do projecto passe a ser garantida pela Segurança Social. “O mais importante do projecto é o apoio que fazemos aos utentes e familiares de forma totalmente gratuita para os utentes. Estamos a tentar, e a câmara tem-nos ajudado de forma notável, manter este serviço até que a Segurança Social entender que é um serviço essencial à população e passe a dar-nos acordos pelos serviços que prestamos”, sublinhou.

Já quanto à Associação Azimute o prémio de 24 mil euros vai permitir estender o projecto das Aldeias pedagógicas a mais duas localidades do concelho de Bragança. “O valor é para ser utilizado na replicação do projecto das Aldeias Pedagógicas, que existe desde 2010 na aldeia de Rio de Onor e de Outeiro”, avançou o presidente da associação, João Cameira.

O valor do prémio permite manter um posto de trabalho na associação. Este tipo de financiamentos é também considerado importante para a continuidade da actividade da Azimute.

O Prémio Fidelidade Comunidade distinguiu instituições sociais privadas sem fins lucrativos, dedicadas à inclusão social de pessoas com deficiência ou incapacidade, prevenção de saúde e envelhecimento. 


Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário