Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Cogumelos selvagens com menos procura devido ao confinamento

 A pandemia está também a afectar o sector dos cogumelos. Além da meteorologia que até agora não se ter revelado a mais adequada para o surgimento de muitos cogumelos silvestres, o confinamento em Espanha, para onde são vendidos a maioria dos cogumelos da região, estragou o negócio aos apanhadores.
Manuel Moredo da associação Pantorra, sediada em Mogadouro, explica que nos últimos tempos deixou de haver procura.

“As vendas ainda tiveram uma fase alta no início de Outubro, mas, entretanto, os problemas começaram a surgir em Espanha, em particular nas grandes cidades, como Barcelona e Madrid, onde se consomem muitos cogumelos e em princípio consomem dos mais frescos. Desde que está a haver confinamento deixou de haver tanto interesse na apanha porque não tinham saída”, afirmou.

Para o especialista em micologia este é mais um motivo para que se avance para a regulação do sector dos cogumelos silvestres, de forma a evitar a dependência do mercado externo e a manter a mais valia do produto na região.

Manuel Moredo espera que seja possível criar regulamentação através das câmaras ou da comunidade intermunicipal. “Era muito importante. Sei que algumas autarquias do país estão a tentar criar um regulamente próprio e é uma das coisas que aqui no distrito também podíamos fazer”, afirmou.

Além de condicionar a venda de cogumelos selvagens, a pandemia também impediu a realização de encontros e passeios micológicos, bem como de um congresso nacional que devia ter acontecido este outono na região.

Francisco Pires, presidente da Associação Xixorra, também lamenta que não seja possível realizar as actividades micológicas habituais, o que condiciona também a própria investigação nesta área.

“Este ano, na Primavera não foi possível e no Outono também não vai ser, e é sempre uma situação chata porque discutiam-se algumas questões à volta do tema dos cogumelos, havia um encontro e as pessoas que têm alguma afeição pela actividade poderiam ir desenvolvendo, neste caso está tudo no fundo parado, até a nível da investigação e do trabalho que vamos fazendo, este ano vai ser uma no para esquecer nesta área”, afirmou.

Consequências da pandemia a fazerem-se sentir também no sector dos cogumelos selvagens. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário