Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 13 de julho de 2021

Armando Vara condenado a 2 anos de prisão efectiva por branqueamento de capitais

 Armando Vara foi condenado hoje a dois anos de prisão efectiva por branqueamento de capitais.
O antigo ministro e ex-administrador da CGD, natural de Vinhais, é o primeiro arguido da Operação Marquês a ser julgado, tendo o processo sido separado do principal.

Tendo por base os testemunhos ouvidos no tribunal e os documentos que integram o processo, o juiz deu como provado o crime de branqueamento de capital. O tribunal considerou que Armando Vara teve como objectivo ocultar dinheiro em paraísos fiscais, e terá feito chegar a Portugal 535 mil euros que foram branqueados através de negócios imobiliários.

A pena poderia ter sido suspensa, já que é inferior a 5 anos, contudo o juiz teve em conta que Vara foi ministro, bem como a uma posição social do antigo administrador da CGD que, entendeu o tribunal, “tinha dever moral de agir de outra forma”

O advogado admite a possibilidade de avançar com um recurso.

Armando Vara, de 67 anos, está, desde Janeiro de 2019, a cumprir uma pena de prisão efectiva de cinco anos no âmbito do processo Face Oculta, em que foi condenado por tráfico de influências. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário