Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Aldeia de Vinhais volta a ter jardim-de-infância com cinco crianças

 A aldeia de Vilar de Lomba, em Vinhais, que tinha perdido o jardim-de-infância, volta a ter esta resposta para os mais novos a partir de setembro, anunciou hoje o município transmontano.


“É um sinal positivo”, destacou à Lusa Luís Fernandes, presidente da Câmara de Vinhais, um concelho do distrito de Bragança despovoado e habituado ao encerramento de escolas, bancos e serviços públicos.

O concelho tem 73 crianças com idades entre os três e os seis anos que estão concentradas em quatro jardins-de-infância, um na sede concelho e três em aldeias.

A partir do próximo ano letivo, que arranca em setembro, o concelho vai ter mais um jardim-de-infância com a reabertura em Vila de Lomba, autorizada pela Direção regional de Educação do Norte (DGEstE), “apôs vários pedidos” da câmara municipal.

Esta reabertura vai permitir, segundo a autarquia, “que as crianças não tenham que percorrer várias dezenas de quilómetros, num concelho com uma grande dispersão geográfica e com condições atmosféricas rigorosas (gelo e neve), em vários meses do ano”.

O espaço reabre com cinco crianças, que, até agora, tinham de deslocar-se para Rebordelo para poderem frequentar o jardim-de-infância.

“Desta forma, terão acesso à educação de forma segura e confortável”, salientou.

A reabertura em Vila de Lomba “é importante para evitar a deslocação das crianças, para os encarregados de educação que têm os filhos mais perto e para a própria freguesia, na opinião do presidente da câmara".

“Normalmente, o que acontece é em sentido contrário, quando os serviços encerram. Agora, abrir é um sinal positivo”, constatou o autarca.

Sem comentários:

Enviar um comentário