Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Um pão por 1€ para a Liga Portuguesa Contra o Cancro

 No Dia Mundial do Pão, uma padaria de Bragança, estudantes do ensino secundário e o IPB, unem-se por uma boa causa. Juntos vão distribuir pão em troca de uma moeda que reverterá para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.


No próximo sábado, dia 16 de outubro – Dia Mundial do Pão – quem passar na Praça da Sé, em Bragança, pode receber um pão, contribuindo apenas com 1€. Para além de celebrar este dia especial, está a contribuir para uma boa causa: a recolha de donativos da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A ideia surgiu de uma dinâmica entre a Padaria Pão de Gimonde e o CIMO – Centro de Investigação de Montanha do IPB, que converteram dois projetos em que participam, numa iniciativa solidária única.

Um dos projetos é o TRANSCOLAB (Laboratório Colaborativo Transfronteiriço Agroalimentar Sustentável), um projeto que reúne universidades, centros de investigação, fundações, associações e empresas das regiões de Castilla y León e Norte de Portugal, com o objetivo de fomentar a colaboração entre o sector de investigação e o tecido empresarial, para impulsar a inovação no sector da agro-alimentar em especial a indústria cerealista. Neste projeto, a empresa trabalha diretamente com o Instituto Politécnico de Bragança, um dos parceiros, que também vai participar na iniciativa do Dia Mundial do Pão.

A outra parceria foi desenvolvida com a Escola Secundária Emídio Garcia, em virtude de um convite realizado à gerente da padaria, Elisabete Ferreira, para ensinar a fazer pão aos alunos do Curso Profissional de Saúde.

“Decidimos trabalhar em conjunto e no final da semana, a Pão de Gimonde e os alunos da Emídio Garcia, vamos fazer a massa, que ficará 24 horas em repouso para ser cozida na madrugada de sábado”, explica.

A ideia é fazer 1000 pães que serão doados durante a manhã de sábado na Praça da Sé. Os alunos vão estar envolvidos nesta distribuição e em simultâneo na recolha dos donativos. Junta-se também a esta dinâmica, uma nutricionista do IPB, que vai explicar a estes jovens e à comunidade em geral, o valor nutricional do pão e a importância de o incluir na alimentação diária.

Lembrando que A FAO recomenda que o consumo anual de pão seja de cerca de 100 kilos ano, para adultos e 75 kilos ano para as nossas crianças. Infelizmente os valores são de cerca de 25 a 30 kilos por ano, o que nos preocupa a todos os que trabalham na fileira no Cereal.

“É importante referir que trabalhamos com massa mãe e praticamos nos nossos processos produtivos tempos de fermentação longos, sem adição de aditivos, e com baixo teor de sal, aqui entra uma maior digestibilidade, um menos índice glicémico, logo sacia mais”, sublinha a empresária.

Contamos também com a parceria da moagem Afonso Lopes, que vai fornecer gratuitamente a farinha para esta ação elucidativa e solidária.

O pão que vai ser distribuído é pão mais saudável e com maior teor de fibra do que o que normalmente encontramos no mercado.

“Vamos fazer três tipos de pão diferentes: pão de trigo integral; pão de trigo e centeio integral e pão de trigo e beterraba”, revela.

Este último, graças à beterraba, tem uma cor rosada, homenageando uma causa também muito importante como a do “outubro rosa”, mês da prevenção do cancro da mama.

Sem comentários:

Enviar um comentário