Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Investigação sobre Mensageiro de Bragança integrou livro de congresso de educação

 Uma investigação centrada no Mensageiro de Bragança e coordenada por Evangelina Bonifácio integrou um dos capítulos do livro ‘La Prensa pedagógica de las confesiones religiosas y asociaciones filosóficas’, da Universidade de Salamanca.



Esta investigação, intitulada ‘Revisitar o Mensageiro de Bragança – um jornal (in)formador, (trans)formador e (re)formador’, foi coordenada por Evangelina Bonifácio e integrou colaborações de Maria Lopes de Azevedo, Cristiana Madureira e António Rodrigues.

“Esta ideia surgiu no âmbito do grupo de estudos Helmantica Paideia, com o catedrático Jose Maria Hernandez Diáz, que coordena o grupo de investigação a que pertencemos. O congresso já vai na quarta edição. A ideia era estudar a influência da imprensa na edução, neste caso das confissões religiosas. Por isso me surgiu a ideia do Mensageiro, que nasce ligado à Igreja. Não sendo um jornal pedagógico, faria sentido ver a única publicação que tínhamos na região”, explicou Evangelina Bonifácio.

A investigadora, ligada ao Instituto Politécnico de Bragança, admite que ficou “surpreendida” com as conclusões. “Fiquei surpreendida com as conclusões. Fiquei encantada e com vontade de perceber melhor e até de explorar esta linha. Gostava de voltar ao Mensageiro numa próxima edição”, frisou.

Esta investigação foi apresentada em congresso, que decorreu no passado mês de fevereiro. O livro foi publicado agora.

AGR

Sem comentários:

Enviar um comentário