VITOR CORREIA, VEREADOR DA AUTARQUIA MIRANDELENSE, DIZ QUE A SITUAÇÃO FICOU A DEVER~SE Á FALTA DE EQUIPAMENTOS NO MERCADO, MAS GARANTE QUE A SITUAÇÃO “FICA RESOLVIDA NA PRÓXIMA SEMANA”.
O presidente da junta de freguesia de Abambres, no concelho de Mirandela, está preocupado com a falta de resposta do executivo do Município de Mirandela a um problema grave que afeta, há quase três meses, os habitantes da aldeia de Vale de Juncal, anexa daquela freguesia, e de Contins, da freguesia de Carvalhais.
José Cabanas revela que o depósito de água, que abastece aquelas duas aldeias, está “degradado” e provoca o desperdício de centenas de litros de água, diariamente. “Desde o mês de julho que há fugas diárias de água tratada que vai ter um custo para as populações”, refere o autarca. “Já foi dada a conhecer a situação ao Município, e até agora não conseguiram resolver o problema e a situação é lamentável porque estamos num tempo de seca extrema em que a autarquia andou a fazer campanhas de sensibilização para poupar água e o Município não consegue resolver a questão da poupança da água em Vale de Juncal porque todos os dias são desperdiçados centenas de litros de água tratada”, acrescenta.
José Cabanas diz ser ainda “menos compreensível” a demora na resolução deste problema quando “existe um depósito ao lado do que está degradado que o Município ainda não ligou, desde o início do Verão e que até agora ainda não foi ligado e que poderia passar por aí a resolução do problema”.
O autarca de Abambres afirma que a população “vê o desperdício de água todos os dias e muita gente até tem falta de água e está a ficar revoltada”, garante.
O vereador do Município de Mirandela, Vítor Correia, confirma este problema, justificando a demora da sua resolução com a falta de material no mercado. “Está lá um depósito que foi colocado nessa e em outras freguesias, para dar resposta a alguma falta de pressão e até de perda de água, no caso de Vale de Juncal, há uma rutura no cimo do tanque que temos tentado resolver não enchendo o tanque, dada a perda de água, mas ainda não foi feita a ligação porque foi necessário recorrer à aquisição de equipamentos que não estavam disponíveis no mercado, mas que felizmente já chegaram”, diz.
Pelo que Vítor Correia garante que a situação já foi desbloqueada e “nos próximos dias, nomeadamente na próxima semana estará concluída”.
Vítor Correia explica ainda que um depósito novo não será a solução definitiva porque mesmo assim, “a água poderia continuar a faltar porque ela não chega aos pontos mais altos da aldeias com pressão suficiente e estamos a pensar até numa outra solução, ou seja, em vez de o mesmo reservatório abastecer as populações de Vale de Juncal e Contins, sejam feitos por depósitos independentes em que Contins seja abastecida a partir de Mirandela e que o de Vale de Juncal venha a abastecer exclusivamente a população dessa aldeia”, acrescenta.
São as explicações da autarquia de Mirandela para o problema das fugas de água do depósito que abastece as aldeias de Vale de Juncal e de Contins que, segundo Vítor Correia, deve estar solucionado na próxima semana.
Sem comentários:
Enviar um comentário