Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Mogadouro desiste de segunda equipa de intervenção permanente nos bombeiros locais

 A câmara de Mogadouro (PSD), no distrito de Bragança, aprovou hoje, em reunião do Executivo municipal, a denúncia do protocolo para criação de uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP) no corpo de bombeiros local, foi hoje divulgado.


Em comunicado publicado hoje na página oficial da internet, este município indica que “este protocolo foi assinado em 23 de julho de 2021, [ainda no decurso do anterior mandato liderado pelo PS], sem que até à data tivesse sido realizada nenhuma das ações ou obrigações nele previstas.”

Este protocolo tripartido foi estabelecido entre o município de Mogadouro, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mogadouro (AHBVM).

“Durante os 15 meses decorridos sobre a data de assinatura, não houve cumprimento dos objetivos estabelecidos, nem pela ANEPC, nem pela AHBVM, apesar de terem decorrido várias reuniões entre o presidente do município de Mogadouro e os representantes destas entidades, tendo o presidente, por diversas vezes, encorajado a realização das ações previstas no articulado protocolar”, indica a mesma nota.

Segundo a autarquia, “é certo que, embora o protocolo estivesse em vigor há mais de um ano, as partes anteriormente citadas nada fizeram para o cumprir, não existindo qualquer execução física ou financeira”.

“Assim, tendo em vista a eficácia e a eficiência das parcerias que o Município de Mogadouro concretiza para benefício do território, foi proposta, e aprovada, a denúncia do protocolo”, pode ler-se no documento.

 O município de Mogadouro indica ainda que a AHBVM, “já é provida de uma EIP, pelo que o concelho não ficará desamparado, continuará a ser bem servido, como tem sido até agora”.

O atual Executivo do Município de Mogadouro deixou ainda a garantia de “que tem privilegiado sempre a cooperação com a Associação dos Bombeiros Voluntários, muitas vezes em detrimento de outros agentes do território, tendo até aumentado o número de serviços requisitados e, por conseguinte, de verbas atribuídas a esta instituição”.

Contactada pela Lusa, a AHBVM remeteu mais explicações para uma conferência de imprensa a realizar na quarta-feira na sede deste organismo (quartel dos bombeiros).

Foto: AP

Sem comentários:

Enviar um comentário