Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

Roteiro artístico de colectivo transmontano levou arte à rua e lojas de Mirandela

 Um roteiro artístico encheu este sábado a rua pedonal e várias lojas de Mirandela. “Vidas numa rua” é o nome da iniciativa do Colectivo de Artistas Transmontanos que expôs quadros, pinturas, esculturas, fotografia e levou concertos de mais de 20 artistas a 17 lojas, cafés e restaurantes.


Além de poderem apreciar a arte ao longo do dia, por três vezes os artistas acompanharam os visitantes e falaram sobre o seu trabalho.

Ana Morais, é fotógrafa e a criadora do projecto, que nasceu em Maio, e explica que esta terceira iniciativa do colectivo foi uma conjugação de boas vontades:

“O nome “Vidas numa Rua” tem a ver com o facto de nós querermos trazer a nossa vida projectada nas artes e expor as peças aqui na rua, ao mesmo tempo trazer vida à rua, porque as ruas de Mirandela têm vindo a decair em termos de movimento. Tendo no colectivo pessoas de várias idades permite-nos trazer pessoas mais jovens e com mais idade. A ideia era conjugar com quem nós temos aqui, os comerciantes, para que tivessem alguma coisa a ganhar, tivessem mais pessoas a conhecer e a entrar pela loja”, sublinhou.

Lara Ribeirinha de 18 anos é de Mirandela e gostou da oportunidade de mostrar a sua música. “Esta iniciativa é espectacular, foi uma ideia incrível é uma maneira óptima de promover arte de cada um, correu bem, o dia foi óptimo. Toco violino, piano, viola e ukulele” e a reacção do público foi boa: “Muitas pessoas pegaram no telefone, gravaram e postaram nas redes socias, deram-me feedbacks muito bons, que gostavam, o reportório era bom e gostaram da minha voz, foi mesmo muito bom”.

Quem passava ou foi de propósitos fazer o roteiro artístico elogiou a iniciativa.

“Acho que é sempre importante para a nossa cidade mostrar os talentos que cá existem e para dar a conhecer os vários artistas, acho que são eventos para a nossa cidade, porque faz mexer”, conta uma das pessoas que acompanhou a iniciativa.

O colectivo de artistas transmontanos conta com 70 membros de várias localidades da região. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário