Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 3 de maio de 2023

Museus celebram futuro sustentável na Noite e Dia Internacional a 13 e 18 de maio

 A Noite Europeia e o Dia Internacional dos Museus vão sublinhar, nos dias 13 e 18 de maio, o potencial destes espaços para a sustentabilidade e bem-estar, celebrando aquelas datas com dezenas de iniciativas culturais pelo país.


"Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar" é o tema proposto, este ano, pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM, na sigla em inglês), promotor do Dia Internacional dos Museus, a 18 de maio, data celebrada anualmente, desde 1997, para reforçar os laços dos museus com a sociedade.

Em Portugal, dezenas de entidades públicas e privadas do continente e arquipélagos dos Açores e da Madeira respondem ao repto da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) para que os museus nacionais e da rede portuguesa criem programações especiais para estas datas, habitualmente gratuitas.

Visitas guiadas e temáticas a exposições, às reservas de alguns museus, espetáculos de teatro, dança, circo e música, oficinas, palestras, entre outras iniciativas para todos os públicos compõem um programa geral que soma dezenas de atividades em todo o país.

Entre as duas dezenas que eventos que já se encontram previstos no programa geral, disponível ´online´ na página da DGPC, estão, em Lisboa, visitas guiadas "Um museu para todos", durante todo o dia internacional, no Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva, que terá entrada livre também nas exposições da Casa-Atelier.

No Palácio Nacional da Ajuda, a manhã será preenchida com a iniciativa "Encontro de Esgrima no meu Palácio", numa parceria com várias entidades, entre elas a junta de freguesia local e a Federação Portuguesa de Esgrima.

A norte, no Paço dos Duques e no Castelo de Guimarães, irá decorrer, no mesmo dia, o Teatro de Marionetas “O Afonso e a Constança, primeiros duques de Bragança!", que dá a conhecer a casa senhorial que o rei Afonso I mandou construir para ali viver com a segunda mulher, Constança de Noronha.

No Porto, o Museu dos Transportes e Comunicações será palco de uma “Caça ao Tesouro” na Alfândega, com a descoberta dos espaços e histórias do edifício com recurso a pistas, caixas mistério, com objetos da Coleção Aduaneira, e jogos tradicionais, convidando o público em geral a conhecer a Alfândega do Porto sob novas perspetivas.

Anualmente, mais de 40 mil museus participaram no evento, em todo o mundo, segundo o ICOM, enquanto a DGPC organiza um levantamento dos espaços museológicos integrados na Rede Portuguesa de Museus dispostos a juntarem-se às celebrações do Dia e da Noite dos Museus, iniciativa lançada em França, em 2005, que centra as celebrações em horário noturno.

Este ano, o ICOM incentiva os museus a mostrarem o seu potencial transformador para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar: “Os museus podem dar um contributo importante para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das comunidades”, sublinha a organização não-governamental num texto divulgado ´online´ para justificar o tema, acrescentando que “podem ter um efeito-cascata para motivar mudanças positivas” no mundo.

Desde 2020 que o ICOM alinha o tema anual com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, e em 2023 elencou três, particularmente dirigidos aos museus de todo o mundo.

São eles o combate ao isolamento social e a promoção da inclusão e da saúde mental em todas as idades, na ação ambiental, tomando medidas urgentes para combater o impacto das alterações climáticas, e a sensibilização para a perda da biodiversidade, incentivando a proteção da vida na Terra, e o uso sustentável dos ecossistemas terrestres.

Segundo o ICOM, estas ações para um futuro sustentável podem ser promovidas através de programas educativos, exposições, investigação e divulgação nas comunidades onde os museus estão inseridos.

O ICOM é a maior organização internacional de museus e de profissionais de museus, criada em 1946, dedicada à preservação e divulgação do património natural e cultural mundial, tangível e intangível, através de orientações de boas práticas, difundidas por comissões nacionais com atividade em 146 países.

AG // TDI
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário