Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de julho de 2023

Agricultores afectados pelo mau tempo em Maio e Junho vão receber apoio do Governo

 Depois dos prejuízos causados pelas intempéries de Maio e Junho, o Governo vem agora anunciar um apoio extraordinário aos agricultores do Norte e Centro do país


A ajuda pode ir até 55 euros por hectare. Pretende minimizar os gastos dos produtores em tratamentos fitossanitários para salvarem as culturas. A produção de maçã em Carrazeda de Ansiães foi das mais afectadas. Para Duarte Borges, técnico da Associação de Fruticultores e Viticultores do Planalto de Ansiães, esta medida não é suficiente.

“Fica um bocadinho aquém do que estava à espera. É uma medida que minimiza um bocado e compensa os agricultores, mas os prejuízos que se sentiram nas explorações foram bastante acentuados. Houve perda de produção e nalgumas situações também houve bastantes prejuízos de infra-estruturas fundiárias”, salientou.

Além deste apoio, será ainda aberta a medida de reposição do potencial produtivo ao abrigo do Programa de Desenvolvimento Rural. Esta medida pode ajudar a minimizar também os estragos provocados pelo mau tempo em infra-estruturas. Mas Duarte Borges diz ser muito limitada.

“Só se podem candidatar a essa medida situações que tenham prejuízos acima dos 30% e isso limita um bocado o acesso à medida. Só numa situação com um prejuízo bastante elevado, ou seja, para ser 30% já é um prejuízo muito elevado é que consegue aceder a essa medida. Deveria ser corrigido o limite de acesso que mais baixo, porque senão há ajuda disponível, mas vão ser poucas as candidaturas”, referiu.

Com a chuva e o granizo, cerca de 450 hectares de macieiras em Carrazeda de Ansiães ficaram completamente destruídos.

“O valor de prejuízos é muito elevado, estamos a falar de uma área bastante vasta que representa 80% da fruticultura do concelho em que se traduz em fruta que não pode ir para consumo fresco, em que se traduz em prejuízos elevados. Estamos a fazer a contabilização agora próximo da colheita, mas acima dos 4 ou 5 milhões de euros de prejuízos”, adiantou.

No distrito, vários concelhos foram afectados pelo mau tempo. A vinha e as macieiras foram as que tiveram mais prejuízos. Os agricultores podem candidatar-se ao apoio do Governo através da Direcção Regional de Agricultura.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário