Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 3 de julho de 2023

Directora regional de Cultura do Norte admite que gestão dos museus de Bragança e Miranda deve continuar a ser feita por Governo

 Depois das críticas dos directores dos museus Abade Baçal e Terra de Miranda e dos municípios de Bragança e Miranda do Douro devido à gestão destes museus passar para as autarquias, a directora regional de Cultura do Norte também se mostrou solidária


Na sua passagem por Bragança, na passada sexta-feira, Laura Castro admitiu que esta mudança não tem em consideração a riqueza destes museus.

“Eu penso que deixarem de pertencer a esse organismo de referência e passarem a estar apenas numa dinâmica municipal não faz justiça àquilo que nos parece ser o critério que esteve aqui subjacente que é o critério da relevância das colecções”, salientou.

O Museu Abade Baçal, a Domus Municipalis e o Castelo, em Bragança, e o Museu Terra de Miranda, em Miranda do Douro, são geridos pela Direcção Regional de Cultura do Norte. Mas o ministério anunciou que a partir do próximo ano haverá uma reestruturação dos museus e estes equipamentos da região podem vir a ser geridos pelos municípios. Para Laura Castro é vantajoso que estes equipamentos continuem na gestão do Governo.

“Julgo que é benéfico para estes museus pertencerem a um organismo nacional, uma vez que desaparecendo o nível regional há uma possibilidade de estes museus estarem relacionados com os seus pares, participarem de decisões que são fundamentais da política museológica, participarem naquilo que são as linhas de referência e não ficarem isolados e resignados a uma condição local, que não têm”, disse.

Em causa está ainda o investimento que está a ser feito no Museu Terra de Miranda, que “está em total renovação”, e o Museu Abade Baçal que tem “intervenção PRR”. 

O projecto de diploma sobre a reestruturação dos museus está agora em consulta pública. A directora regional de Cultura do Norte pede que os directores, municípios e entidades aproveitem para se pronunciarem.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário