Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 3 de julho de 2023

Graça Morais apresentou seis obras inéditas no 15º aniversário do Centro de Arte Contemporânea a que dá nome

 O Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança, celebrou o seu 15º aniversário, na passa sexta-feira, com a apresentação de seis desenhos inéditos da pintora


Acompanhadas das obras estavam cepas, troncos velhos de videiras, que serviram de inspiração a Graça Morais, além da crise social e económica que se vive na Europa.

“Com as pessoas, com as grandes preocupações que eu sinto que estamos a viver com a guerra na Ucrânia e coma s as dificuldades económicas, com aquilo que está acontecer na Europa, depois as vinhas apareceram por acaso. Vêm na sequência que eu fiz à serra para ver uma vinha que eu herdei da minha mãe e eu vi aquelas cepas. Eu acho que são verdadeiras esculturas em si e ao mesmo tempo são muito dramáticas, lembra-me pessoas torcidas e a partir delas comecei a fazer desenhos e vou continuar a desenvolver”, explicou.

A pintora dá nome ao centro, criado em 2008, onde expõe grande parte das suas obras. Fá-lo a pensar nos mais novos. Estes 15 anos têm sido para si um desafio.

“Para mim tem sido extraordinário, tem-me dado muito trabalho, mas também muito entusiasmo e sinto-me muito recompensada porque cada vez há mais visitas e as escolas estão a sentir que os alunos podem aprender e podem desenvolver a sua imaginação a partir das obras que se apresentam aqui. Contaram-me que duas crianças de sete anos que disseram ‘a senhora que faz estas pinturas deve ser muito bonita e deve ser muito boa porque ela fez isto tudo para nós’. Quando ouvi isto eu disse ‘acho que não pode haver recompensa maior sentir que uma criança sabe que isto que aqui está é para ela’”, contou.

O Centro de Arte Contemporânea Graça Morais está sem director desde Outubro do ano passado, quando Jorge da Costa assumiu a direcção do Museu Abade Baçal, também em Bragança. O centro é gerido pela Câmara de Bragança. O autarca Hernâni Dias não avança o nome do próximo responsável, mas diz que está para breve.

“Vamos continuar, como sempre estivemos, empenhados a encontrar as melhores pessoas para poderem dar seguimento a este trabalho de excelência e não deixaremos de dentro em breve podermos ter já alguém que possa assumir essa responsabilidade”, disse.

Ao longo destes 15 anos o Centro de Arte Contemporânea já contou com mais de 75 exposições e 185 mil visitantes.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário