“Trata-se de uma seguro com a vigência de dois anos, no qual o município investiu 690 mil euros e pretende disponibilizar consultas de várias especialidades médicas e exames complementares de diagnóstico a todos os residentes no concelho de Miranda do Douro”, no distrito de Bragança, disse à Lusa a presidente da Câmara, Helena Barril.
A autarca social-democrata garantiu que “este seguro é transversal a todas as especialidades e que vai reduzir o tempo de espera por cuidados médicos diferenciados, e serve para ultrapassar falha existentes no Serviço Nacional de Saúde (SNS)” neste território do interior.
“Esta é uma tentativa de ultrapassar algumas falhas existentes no SNS e que agora estão cobertas pelo seguro de saúde”, indicou.
Helena Barril está confiante que o Seguro Municipal de Saúde será uma mais-valia para o concelho, já que se trata de um território com uma fatia significativa de população com mais de 65 anos.
“A seguradora vai abrir em Miranda do Douro um consultório, onde estará um clínico que vai trabalhar em colaboração com os médicos de família para avaliar caso a caso”, explicou.
A seguradora vai trabalhar com uma clínica de saúde, em Viseu, para os doentes que necessitem de tratamentos diferençados, e que serão transportados gratuitamente.
De acordo com fonte dos bombeiros, Miranda do Douro é um concelho fronteiriço onde, por causa das distâncias às unidades de saúde e clínicas médicas nacionais, bem como dos tempos de espera, muitos são aqueles que se deslocam a clínicas situadas nas províncias de Zamora e Salamanca, em Espanha, para terem acesso a consultas de especialidade ou tratamentos médicos diferenciados.
O hospital mais perto de Miranda do Douro está em Bragança, a cerca de uma hora de viagem, feita por território espanhol via Alcanices, na esmagadora maioria dos casos. Mesmo os bombeiros recorrem a este percurso para transporte de doentes urgentes e não urgentes para serem observados no Hospital de Bragança.
Esta cidade do Planalto Mirandês tem apenas um centro de saúde aberto até às 22:00, de segunda a domingo.
“Vai dar a possibilidade aos mirandeses de terem acesso a médicos de especialidade, que todos nós sabemos que é extremamente difícil por via do Sistema Nacional de Saúde (SNS) chegar lá, e o nosso sistema, através do cartão municipal de saúde, vai permitir às pessoas terem acesso a cuidados médicos e a médicos especialistas”, explicou.
O anúncio para a aquisição dos serviços de seguro de saúde "Cartão de Saúde Municipal - Miranda com Saúde" foi publicado em Diário da República (DR) em 30 de março, com um preço base de 300 mil euros, e foi adjudicado a uma empresa do ramo pelo valor de 690 mil euros, por dois anos.
Miranda do Douro é um concelho raiano com cerca de 6.466 habitantes espalhados 487 quilómetros quadrados e 13 freguesias e uniões de freguesia, dados referentes a 2021.
Este seguro foi uma das promessas da campanha eleitoral da autarca social-democrata em 2021.
Sem comentários:
Enviar um comentário