Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Turismo: 2022 foi o “melhor ano de sempre” na região

 Nos nove concelhos da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, segundo dados do Turismo do Porto e Norte de Portugal, houve um aumento das dormidas, em 2022. E se 2022 foi bom, 2023 deverá ser melhor ainda. É pelo menos isso mesmo que as estimativas apontam


O Turismo do Porto e Norte de Portugal não apresentou a este jornal dados sobre o acumulado dos dois trimestres anteriores àquele em que estamos, ou seja, Abril/Maio/Junho e Julho/Agosto/Setembro, mas, segundo o que se observa no primeiro trimestre de 2023, o ano deverá acabar com números mais simpáticos que 2022.

Durante Janeiro/Fevereiro/Março a CIM TTM registou um total de 48 779 dormidas. No ano passado, no mesmo período, contaram-se menos 8343. No que toca a Junho/Julho deste ano, registaram-se um total de 54 971 dormidas. Quanto a Agosto e a Setembro, a entidade esclareceu que os dados ainda não estão disponíveis.

No hotel São Lázaro, em Bragança, as expectativas foram superadas. Nesta que é a maior unidade hoteleira do distrito, com cerca de 270 quartos, este ano está a ser o melhor de sempre” adiantou o gerente, Marcel Silveira. “Estamos com um aumento de 53% face ao ano passado. Já o ano passado foi 20% superior a 2019. Falamos só dos meses de Verão, que são de Junho a Setembro. O ano de 2023 teve mais 11 mil dormidas face a 2023”.

Marcel Silveira admitiu que não contava que a recuperação depois de dois anos de pandemia fosse tão rápida. “Não contava. Pensamos que ia ser mais lenta a recuperação. O ano passado já nos surpreendem. Estava a prever uma quebra para este ano. Nas minhas melhores previsões contava que 2023 fosse igual a 2022”.

Já no Hotel Dom Dinis, em Mirandela, tem 129 quartos e a taxa de ocupação rondou os 60% nos meses de Verão. Segundo o gerente, a taxa foi idêntica à do ano passado e a 2019. No entanto, Rui Patatas considera que é preciso mais dinamismo. “O Interior cada vez está mais desertificado e claro que as pessoas começam a fugir um bocadinho daqui. Depois não há grandes coisas para fazer aqui. Os clientes dizem que estão aqui um dia ou dois e depois não têm o que fazer”.

Agora a preocupação são os próximos meses até Fevereiro, uma vez que se aproxima a época baixa, com taxas de ocupação baixas.

No ano passado, nos nove concelhos, Bragança foi o que mais dormidas concentrou, 41,5% do total. Atrás de Bragança ficou Mirandela, depois Miranda do Douro, a seguir Macedo de Cavaleiros, depois Mogadouro, Vinhais, Alfândega da Fé, Vila Flor e Vimioso.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves / Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário